"O desafio e enorme, mas não é impossível", resumiu Adam Elhiraika, director da divisão politica de macroeconomia, durante a apresentação do relatório sobre a situação económica e politica em África.
Apesar do crescimento económico dos últimos anos, o continente continua a apresentar números preocupantes em questões como a divida publica, a saúde, ou a educação. Em função desses dados, África precisa de crescer três vezes mais se quer alcançar os objectivos da Agenda 2063.
O caminho para alcançar esse crescimento não é fácil, mas conhecem se as estratégias para o atingir. construir resiliência, aumentar o potencial de crescimento e trabalhar a inclusão de todos nesse processo.
Os governos africanos foram convidados a melhorar a gestão das respectivas dividas publicas e a apostar nas transformações estruturais necessárias para apoiar a industrialização do continente e melhorar o comercio entre os países africanos. Diversificar a economia deve ser outro dos objectivos dos decisores políticos.
*em Marraquexe