22 Factos Económicos apenas que desmontam a actual corrente negacionista em Cabo Verde - Ronda 1

PorBenvindo Rodrigues*,10 nov 2025 8:06

​Está-se a erguer uma forte corrente negacionista em Cabo Verde e na sua vasta diáspora, protagonizada pelo PAICV e pela UCID, dois partidos da oposição, com destaque para o primeiro, de que tudo vai mal, em termos de resultados de governação da presente legislatura encabeçada pelo Primeiro Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva e suportada pelo Movimento para a Democracia (MPD), com o obejectivo de manchar as imagens dos actuais governantes, desacreditá-los, aos olhos do eleitorado, e, por essa via, tentar ser alternativa de governação, nas eleições legislativas de 2026.

Nessa saga de calúnias e difamações, tudo vale, mesmo o recurso aos milícias digitais pagos, por todos conchecidos como pessoas de duvidosa ideoneidade técnica e moral, para falar mal sobre assuntos de que pouco entendem, não se dando conta do ridículo em que caem, os seus mandantes, em se associando a essa gente.

Os resultados de governação conseguidos nos últimos 4 anos, e, reconhecidos por uma maioria de cabo-verdianas de boa fé, dentro e fora do país, validados por instituições internacionais e regionais insuspeitas, tais como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, o Banco Afrianco de Desenvolvimento, a União Europeia, o Grupo de Apoio Orçamental, os vários parceiros bilaterias de desenvolvimento de Cabo Verde, para citar as mais importantes.

Senão vejamos:

  1. É verdade ou não que, desde 2015, com excepção do período da Covid 19 (que fez o PIB perder 15% do seu valor nominal), que a economia cabo-verdiana vem crescendo, no período 2021-2025, de forma sustentada, a uma média de cerca de 13.46% ao ano, muito superior á taxa de crescimento demográfico da população,com projecções a apontarem para uma taxa de crescimento de 5,9% em 2025, impulsionada pela entrada no mercado nacional de operadores aéreos de baixo custo, o que fez o país atingir um PIB per Capita de US$ 7.710 em 2025, colocando Cabo Verde, este ano, no grupo de países de rendimento médio-alto?Isto poderá significar que cerca de 7.000 cabo-verdianos saiam da condição de pobreza em comparação com 2024!!
  2. É verdade ou não que, o número de empresas aumentou de 9.442 em 2016, para 18.204 em 2024, significando mais empregos, mais facturação (de 262 milhões de contos em 2026 para 365 milhões de contos em 2024) e mais produtos e serviços no mercado?
  3. É verdade ou não que, exceptuando o período da pandemia, o número de turistas vem aumentando significativamwente, tendo atingido mais de 1.2 milhões de visitantes em 2025?
  4. É verdade ou não que, desde 2020, que a taxa de desemprego vem diminuindo de cerca de 14.2% nesse ano, para 7.5% em 2025 (ver gráfico a seguir)?
  5. É verdade ou não que, desde 2015, que a taxa da pobreza extrema vem diminuindo de 4.56% em 2015 para 2.1% em 2025, com a meta de a elimiar em 2026?
  6. É verdade ou não que, desde 2015, que a taxa da pobreza absoluta vem diminuindo de 35.5% em 2015 para cerca de 21% em 2025?
  7. É verdade ou não que, desde 2015, que a rácio de envidamento público vem diminuindo de 123% do PIB em 2015 para cerca de 109% do PIB em 2025, muito abaixo do nível pré-pandemia e com estimativa da sua redução para 100% em 2026?
  8. É verdade ou não que, desde 2015, salvo o período das secas severas de 2016-2022, que as taxas de inflação tem-se mantido estáveis até Outubro de 2025, sem afectar muito o poder de compra das famílias, atingindo 1%, o nível mais baixo dos últimos anos, e a balança corrente ter registado um excedente, pela primeira vez em quatro anos ?
  9. É verdade ou não que, o novo projecto de expansão de energia eólica, em fase de conclusão, representará uma produção de energia limpa adicional de 75 MW/ano, o que fará, o país aumentar a taxa de penetração de energias renováveis de cerca de 20%, actualmente, para cerca de 30%?
  10. É verdade ou não que, os parques solares a serem instalados nos municípios da Brava, S.Filipe, Sal, S. Vicente, Ribeira Grande de Santiago, Maio e Porto Novo contribuirão para o aumento da taxa de penetração de energias renováveis em Cabo Verde?
  11. É verdade ou não que, os 2 Parques Tecnológicos da Praia e do Mindelo, onde já estão instaladas mais de 200 start-ups digitais irão revolucionar a economia digital do país e da região oeste-africana, com o tempo?
  12. É verdade ou não que a construção dos cais de pesca anunciada para as comunidades pescatórias deRibeira da Barca, Tarrafal, Calheta e Rincão, irão contribuir, grandemente, para o desenvolvimento da pesca artesanal e industrial nessas zonas?
  13. É verdade ou não que a Central Dissalinizadora de Água para Rega, 4.400m3/dia, em Achada Ponta, Santa Cruz irá beneficiar muitas zonas agrícolas a montante, não só desse concelho, mas também das de S.Lourenço dos Órgãos?
  14. É verdade ou não que o Novo Reservatório de Água, 1.000 m³ em Chão Bom, Tarrafal, irá beneficiar muitos agricultores dessa e de outras comunidades vizinhas?
  15. É verdade ou não que a Construção do Terminal de Cruzeiros e da Gare Marítima do Mindelo, com capacidade para receber 2 cruzeiros, em simultâneo, 4.000 pessoas/cada, vem ou não contribuindo para o desenvolbimento desse tipo de turismo na ilha e em S.Antão?
  16. É verdade ou não que a construção, me fase de concurso, com financiamenmto garabtido do Banco Mundial, das Gares Marítimas da Praia, Vale dos Cavaleiros, Palmeira, Tarrafal de S.Nicolau, irão ou não contribuir para o desenvolvimento do turismo e do transportae marítimo de passageiros e carga entre as ilhas do arquipélago?
  17. É verdade ou não que o Ordenamento da Orla Marítima de Queimada Guincho, Mosteiros, Fogo, a Requalificação da Orla Marítima do Rincão, a Reconstrução do Pontão de Santa Maria, no Sal, irão ou não melhorar as condições de vida das pessoas dessas regiões e dos seus visitantes?
  18. É verdade ou não que em termos dos transportes aéreos domésticos de passageiros e carga, os 2 Aparelhos ATR recentemente adquiridos para o reforço das Linhas Aéreas de Cabo Verde (LACV), irão contribuir para a estabilização da oferta desse serviço entre as ilhas, facilitando a mobilidade, o comércio e o turismo entre as ilhas do arquipélago?
  19. É verdade ou não que o Programa de Micro-Crédito desenvolvido pela ASDIS em São Tomé, com apoio do actual Governo de Cabo Verde, o qual já beneficou mais de 700 jovens cabo-verdianos daquele país, vem ou não contribuindo para a inserão económica e social dos nossos conterrâneos naquele país irmão?
  20. É verdade ou não que as Redes de Drenagem de Águas Pluviais de Sal Rei, S.Maria e Porto Novo irmão contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias desses concelhos?
  21. É verdade ou não que mais de 35 estradas secundárias e terciárias, em quase todos os municípios e ilhas do país, estão em fase de construção e/ou concluídas, contribuindo assim para a melhoria da competitivdade desses territórios, facilitando a circulação de pessoas e bens?
  22. É verdade ou não que, desde 2015, os níveis das reservas externas do país tem estado estáveis (em cerca de 5,5 meses de importações, garantindo a sustentabilidade do regime cambial e alguma margem para enfrentar choques externos)?

Disse, em Julho de 2025, a Representante do Banco Mundial em Cabo Verde, Dra. Indira Campos, o seguinte, cito: “A recuperação de Cabo Verde é um testemunho da resiliência do seu povo e das suas instituições. Mas, para transformar esta retoma numa prosperidade duradoura e inclusiva, são necessárias reformas ousadas – em particular, para melhorar a governação das empresas públicas, apoiar a participação económica das mulheres e diversificar a economia”. Fim de citação. Concordo com as recomendações e tudo irá ser feito nesse sentido.

Contra factos não há argumentos e esses dados e gráficos deitam por terra toda essa narrativa de que tudo vai mal em Cabo Verde! Queremos mais e melhor? Com certeza que sim! Pergunto se há algum país do mundo, mesmo dos considerados mais avançados, onde a sua população também não exige mais e melhor! É esta a dinâmcia do desenvolvimento económico e social de qualquer território e país, pois a satisfação plena das necessidades dos serem humanos é sempre uma meta a alcançar e ainda não há nenhum país que tenha conseguido isso, por mais recursos que tenha.

Custa-me acreditar que, face a esses dados, ainda possa haver gente que acredite nesses arautos da desgraça, de baixo espírito astral e que anda de óculos de sol, fingindo que não vê os factos e que não sente o pulsar do país na direcção correcta.

* Economista/Mestre em Gestão de Empresas/Consultor Internacional em Programas e Projectos de Desenvolvimento em África, financiados pelo BM, BAD, MCC, ACBF, UE, etc.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1249 de 05 de Novembro de 2025.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Benvindo Rodrigues*,10 nov 2025 8:06

Editado porAndre Amaral  em  12 nov 2025 19:19

pub.
pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.