Heritage Foundation : Cabo Verde é o 40.º país mais livre do mundo em termos de liberdade económica

PorAndré Amaral,18 mai 2025 8:29

Cabo Verde subiu significativamente no Índice de Liberdade Económica 2025 da Heritage Foundation, alcançando a 40.ª posição mundial e tornando-se o 3.º país mais livre economicamente da África Subsariana.

Cabo Verde alcançou uma pontuação de 66,1 pontos, um avanço de 5,8 pontos em relação ao ano anterior, destacando-se acima das médias regional e global, aponta a Heritage Foundation, que organizou o ranking.

A avaliação reflecte progressos nas áreas de liberdade de trabalho, ambiente regulatório e gestão governamental. Esta evolução reforça a posição de Cabo Verde como uma das economias mais abertas e reformistas do continente africano.

O desempenho confirma o impacto positivo das reformas estruturais em curso e da estabilidade institucional do país, que continua a atrair investidores e a promover um ambiente de negócios competitivo.

O ranking é liderado por Singapura (83,5 pontos), Suíça (83) e Irlanda (82,3). Entre os países lusófonos, Portugal lidera com 70,5 pontos, seguido de Cabo Verde (66,1), Brasil (55,1), Angola (55), Moçambique (50,7), Timor-Leste (47,8). A Guiné Equatorial obteve uma pontuação de 47,7. A Guiné-Bissau, com 43,6 pontos, é a pior classificada entre os países da CPLP.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1224 de 14 de Maio de 2025.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:André Amaral,18 mai 2025 8:29

Editado porDulcina Mendes  em  19 mai 2025 20:17

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.