Sem especificar, para já, as áreas concretas de eventual financiamento, o governante sublinhou que a principal prioridade do executivo passa pela construção de novos complexos de pesca nas ilhas de Santiago e da Boa Vista, devido à pressão crescente, nomeadamente no Porto da Praia.
“Temos tido vários projectos de cooperação, equipamentos, apoio às comunidades de pesca, construção deste complexo, mas hoje também discutimos a possibilidade de novos projectos, que vamos continuar a discutir no âmbito da diplomacia entre Cabo Verde e Japão. O grande foco neste momento é o complexo de pesca de Santiago, porque já estamos no limite da capacidade do Porto da Praia, mas também o complexo da Boa Vista. Estamos igualmente a discutir apoios às comunidades piscatórias, criando uma base logística que permita a transição da pesca artesanal para a pesca semi-industrial e industrial”, afirmou.
Para Jorge Santos, Complexo de Pesca em Mindelo é um exemplo concreto dos resultados positivos da cooperação entre os dois países.
Por sua vez, o embaixador do Japão em Cabo Verde destacou a longa e sólida relação de cooperação entre os dois países, e frisou que o alargamento dessa parceria é um dos principais objetivos da sua visita.
“Queremos criar condições para que as pessoas tanto as comunidades locais como parceiros internacionais possam beneficiar da nossa cooperação (...). Esta não é a fase final da nossa cooperação. Estamos a discutir possibilidades, que foi uma das razões da minha vinda para conversar com o ministro. Ainda não definimos de que forma a cooperação poderá ser alargada, mas as discussões continuam”, assegurou.
O Embaixador do Japão, que tem residência no Senegal, está no país em visita oficial, com agenda de trabalho na Praia e em Mindelo, para acompanhamento dos projectos financiados pela cooperação Japonesa.
homepage








