Em conferência de imprensa realizada hoje, o ministro do Mar, Jorge Santos sublinhou que o objectivo é transformar as discussões e encontros em propostas e acções práticas que possam ter impacto directo no sector.
“Queremos que a 8.ª edição da Ocean Week tenha conteúdo e que dela resultem resultados concretos, para o que pretendemos e estamos a propor. Por exemplo, no que diz respeito ao desenvolvimento da pesca e das comunidades piscatórias, principalmente tendo em conta uma problemática que é uma grande prioridade, trata-se dessa transição da pesca artesanal para a pesca semi-industrial, e da pesca semi-industrial para uma pesca industrial. Pretendemos consolidar o crescimento da pesca, aumentando a captura a nível nacional, garantindo matéria-prima para transformar nas nossas conserveiras e também para responder às necessidades do mercado turístico nacional.
Segundo o governante, actualmente, cerca de 78% do pescado consumido pelo sector turístico é importado, uma realidade que o executivo quer inverter através de políticas que estimulem a produção e a transformação local.
Nesta linha, Jorge Santos destacou a realização do Congresso dos Armadores de Pesca, que coincide com a Ocean Week, como um instrumento essencial para o reforço das políticas públicas no setor.
“O congresso dos armadores de pesca é igualmente importante. Depois de todas as consultas feitas em Santo Antão, em São Vicente e em Santiago, organizadas pela APESC, junto das associações de armadores e com o apoio do Ministério do Mar, teremos também esse momento importante. As recomendações resultantes dos vários encontros realizados a nível nacional servirão para definir o posicionamento do sector privado das pescas, sendo uma contribuição muito relevante para o Governo e para quem tem a responsabilidade de definir as políticas públicas para o sector”, destacou.
Orçada em cerca de nove mil contos, a Cabo Verde Ocean Week 2025 contará com um ciclo de conferências que reunirá especialistas e decisores de Cabo Verde, da União Europeia, CEDEAO, entre outros parceiros.
A programação da VIII edição da CVOW inclui ainda a realização das Blue Talks, do CineMar e de outras actividades culturais, desportivas e gastronómicas, além de incorporar a reunião dos Pontos Focais dos Assuntos do Mar da CPLP, a Feira Azul, liderada pela EMAR, e a Ocean Summit 2025 que acontece no dia 7 de Novembro.
homepage







