Em comunicado, os ministérios das Finanças e do Turismo e Transportes informam que foi concluída a terceira fase do concurso limitado, com publicidade internacional, para a selecção de um parceiro estratégico, sob coordenação da Unidade de Acompanhamento do Sector Empresarial do Estado (UASE).
O procedimento, lançado a 20 de Fevereiro de 2024, visou a escolha de um parceiro estratégico para a Cabo Verde Handling. Após a fase de qualificação, foram convidadas a apresentar propostas vinculativas a Swissport International AG, a Aviator Airport Alliance AB, a Menzies Aviation Limited e a Çelebi Aviation Holding.
No prazo estabelecido, a UASE recebeu três propostas, apresentadas pela Swissport, Menzies e Çelebi. Concluída a avaliação técnica e financeira, e após audição da ASA, o relatório final foi aprovado pelo Conselho de Ministros, admitindo as três propostas e classificando a Swissport International AG em primeiro lugar.
De acordo com o caderno de encargos e a resolução do Conselho de Ministros n.º 35/2025, de 21 de Maio, será agora aberta uma fase de negociação com o concorrente melhor classificado, podendo os proponentes posicionados em segundo e terceiro lugares ser chamados, caso não se alcance consenso.
O Governo destaca que os resultados desta fase reflectem o interesse de grandes operadores internacionais de handling em Cabo Verde, num quadro de transparência e concorrência, seguindo agora o processo para as etapas subsequentes com vista à selecção do parceiro estratégico da CV Handling.
homepage








