Quer um sistema imunológico forte? Durma bem

PorExpresso das Ilhas,17 mar 2024 9:16

Uma equipa de cientistas demonstrou que o sono aumenta o potencial migratório das células T em direção aos gânglios linfáticos.

Há estudos que provam que as pessoas que dormem após a vacinação aumentam, em média, a sua resposta imunológica em duas vezes. Contudo, conta o site zap.aeiou.pt, as razões biológicas que explicam este fenómeno foram muito pouco investigadas até agora.

Um estudo recente, levado a cabo pela LMU Munique, demonstrou agora que o sono promove o potencial das células imunitárias – as conhecidas células T – de migrarem para os gânglios linfáticos.

Segundo o EurekAlert, os cientistas analisaram repetidamente a concentração de vários subgrupos de células T no sangue de um grupo de homens e mulheres saudáveis ao longo de duas sessões de 24 horas. Numa de duas condições de teste, explica o site zap.aeiou.pt, os participantes dormiram, à noite, durante oito horas, enquanto na outra relaxaram na cama, permanecendo acordados. Um cateter no antebraço, ligado a uma sala através de um tubo, permitiu recolher sangue sem perturbar o sono dos voluntários.

A análise das amostras de sangue revelou diferenças significativas entre as condições de teste. Os resultados mostraram que o sono promove o potencial migratório de várias subpopulações de células T.

No fundo, o sono aumenta a migração das células T em direcção a uma proteína sinalizadora, a quimiocina CCL19.

Esta molécula medeia a migração das células T, que possuem o receptor correspondente para CCL19, para os gânglios linfáticos, onde as defesas imunitárias são “treinadas” ao serem apresentadas a antigénios – como, por exemplo, após a vacinação.

Numa segunda experiência, em laboratório, os cientistas verificaram que a incubação das células T com plasma sanguíneo retirado dos participantes que adormeceram também aumentou o potencial migratório.

Este resultado prova que é possível, de certa forma, recriar o efeito do sono em laboratório usando o plasma sanguíneo de pessoas que estão a dormir.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1163 de 13 de Março de 2024.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,17 mar 2024 9:16

Editado porFretson Rocha  em  17 mar 2024 9:16

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.