A pandemia não pode parar o progresso da cooperação amigável da China e Cabo Verde

No calendário lunar chinês, o ano 2021 é o Ano do Boi (signo de zodíaco chinês). O signo do boi simboliza trabalho duro e tenacidade na cultura tradicional chinesa. 2022 é o Ano do Tigre que é corajoso e forçoso. Do ano do boi ao ano do tigre, perante o impacto da crise pandémica, a China e Cabo Verde uniram-se com a tenacidade do boi e a coragem do tigre, os passos da cooperação amigável entre as duas partes são cada vez mais fortes!

No dia 19 de janeiro de 2022, assisti, de forma virtual, à cerimónia de inauguração e entrega do projeto de habitação social na ilha de São Vicente, financiado pelo governo chinês, com o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Dr. Ulisses Correia e Silva. Já totalmente participei em Cabo Verde em cerimónias de inauguração e entrega de 5 projectos financiados pela China desde 2021. São as cerimónias do projecto da segunda fase da cidade segura Cabo Verde, do projecto donativo de 50 mil doses da vacina chinesa, do projecto donativo de materiais militares para Cabo Verde, do projecto de construção da Uni-CV e o último projecto habitacional. Na minha intervenção sobre o projeto habitacional em 19 de janeiro, disse que esta é outra conquista concreta das relações amigáveis entre a China e Cabo Verde no campo social. Em nome do governo chinês, gostaria de estender os meus calorosos parabéns pela conclusão do projeto e expressar os meus sinceros agradecimentos ao árduo trabalho dos engenheiros e técnicos chineses e cabo- verdianos que participaram na construção, bem como ao governo de Cabo Verde pelo apoio à implementação do projecto!

image

Lembro-me claramente que a cerimónia do lançamento da primeira pedra para a construção do projecto foi realizada em 9 de dezembro de 2019. Trata- se de um projecto que faz parte do plano de cooperação China-Caboverdiana acordado durante o encontro bilateral entre os chefes de Estado da China e Cabo Verde, no âmbito do Fórum de Cooperação China-África em Beijing em 2018. É também a medida específica do governo chinês para apoiar a construção da Zona Económica Especial Marítima de São Vicente e para melhorar a vida do povo local. O projeto foi elaborado e gerenciado pelo Instituto de Pesquisa em Construção Urbana da China e executado pela empresa chinesa Zhengtai. A pandemia surtiu logo após o início da obra. Pode-se dizer que todo o processo do projeto avança com dificuldade. Mas os governos e povos dos dois países apoiaram-se mutuamente e deram as mãos no combate à epidemia. A China cumpre as suas promessas, supera a forte interferência da pandemia e insiste em avançar a construção do projeto no prazo. Os engenheiros e técnicos chineses não temeram os perigos da epidemia e 1 insistiram na construção com aplicação estrita das medidas de prevenção contra a covid-19, tendo alguns deles até infetados com o vírus. Gostaria de expressar os meus sinceros agradecimentos pela sua dedicação abnegada em promover a causa da cooperação amigável entre a China e Cabo Verde.

image

A implementação do projeto sempre contou com forte apoio e cooperação do governo cabo-verdiano. Quando a epidemia se agravou, o Primeiro-Ministro visitou o local do projeto para inteirar-se do andamento no dia 20 de julho de 2020, o que demonstrou plenamente o cuidado e apoio do governo cabo-verdiano ao projeto e também foi um grande incentivo para os construtores. A Câmara Municipal e o povo local prestaram todo o apoio necessário à obra. Após a vistoria, o projeto foi classificado como projeto excelente, e gostaria de expressar os meus sinceros parabéns por isso!

image

O ano 2021 marca o 45.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Cabo Verde, e é também um ano marcado por muitos resultados frutíferos no quadro da cooperação amigável entre os dois países face à pandemia. Em novembro passado, Sr. Ministro Rui Figueiredo Soares e Sr. Ministro Alexandre Monteiro participaram na 8.ª Conferência Ministerial do Fórum de Cooperação China-África no Senegal. Uma das importantes agendas do Fórum é rever os resultados da cooperação China-África desde o ano 2018, projectar a cooperação China-África nos próximos três anos, e planejar conjuntamente uma visão de longo prazo para a cooperação China-África em 2035. Durante o fórum, o presidente Xi Jinping fez um discurso intitulado "Manter a tradição de sempre, permanecer solidário e construir conjuntamente uma comunidade de destino entre a China e a África na nova era", e definiu o espírito de amizade e cooperação entre a China e a África que se caracteriza por amizade sincera e trato em pé de igualdade, benefício mútuo e ganho partilhado e 1 desenvolvimento comum, a defesa da equidade e a salvaguarda da justiça, bem como a adaptação às tendências dos tempos, a abertura e inclusão, também apresentou quatro propostas para construir uma comunidade de destino entre a China e a África na nova era. Em primeiro lugar, solidarize-se com o combate à pandemia de COVID-19. Em segundo lugar, aprofundar a cooperação pragmática. Terceiro, promova o desenvolvimento verde. Quarto, defenda a equidade e a justiça. Sr.Presidente Xi Jinping destacou que a China trabalharia em estreita colaboração com os países africanos para implementar em conjunto os seguintes “nove programas”: o programa médico e de saúde, o programa de redução da pobreza e desenvolvimento agrícola, o programa de promoção comercial, o programa de promoção de investimentos, o programa de inovação digital, o programa de desenvolvimento verde, o programa da construção de capacidade, o programa de intercâmbio cultural, e o programa de paz e segurança. Muitos dos conteúdos dos nove programas mencionados acima são altamente consistentes com a cooperação mutuamente benéfica entre a China e Cabo Verde, especialmente nos campos da saúde, redução da pobreza e benefícios aos agricultores, inovação digital, desenvolvimento verde, formação de recurso humano, intercâmbios culturais, paz e segurança. As duas partes têm amplo potencial de cooperação. 

O projecto habitacional entregue em janeiro e o projecto de construção de maternidade do Hospital Dr. Baptisa Sousa no Mindelo que está prestes a iniciar a construção são os exemplares concretos da cooperação sino-caboverdiana que contribuem para melhorar a vida do povo local. Como participante ativo do Fórum, Cabo Verde tem contribuído para a construção da parceria estratégica China-África desde a fundação do fórum, há 21 anos. Muitas novas conquistas da cooperação amigável China-Caboverdiana, como o Estádio Nacional, 1 o projeto de restauração e ampliação do Palácio Presidencial de Cabo Verde, a construção de novo campus da Uni-CV e outros foram implementados após a criação do Fórum. As relações de cooperação amistosas e mutuamente benéficas entre os dois países foram profundamente integradas na parceria de cooperação estratégica China-África, e o seu nível de comunicação e cooperação nos assuntos internacionais também está em constante melhoria. Acredito que as relações amistosas e cooperativas entre a China e Cabo Verde continuarão a fazer novos progressos na construção da parceria cooperativa estratégica China-África e no processo de construção de uma comunidade com um futuro partilhado entre a China e África na nova era!

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

Du Xiacong

Autoria:DU XIAOCONG, EMBAIXADOR DA CHINA EM CABO VERDE,31 jan 2022 16:30

Editado porExpresso das Ilhas  em  1 fev 2022 23:54

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.