Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing levantam a bandeira do espírito olímpico

PorDU XIAOCONG, EMBAIXADOR DA CHINA,25 fev 2022 16:54

2

Os 24º Jogos Olímpicos de Inverno foram realizados com sucesso em Beijing, na China, de 4 a 20 de fevereiro, de 2022. Mais de 2.700 atletas de todo o mundo participaram, conforme programado, trabalhando duro na arena de gelo e neve, mostrando seu vigor juvenil e mais uma vez mostrando ao mundo o espírito olímpico de "mais rápido, mais alto, mais forte e mais unido". O evento coincidiu com o Ano Lunar Chinês do Tigre.

Após mais de seis anos de preparação, Beijing tornou-se a primeira “Cidade de Olimpíada Dupla" do mundo que sediou tanto os Jogos Olímpicos de Verão como os Jogos Olímpicos de Inverno, contendo os desafios trazidos pela pandemia da Covid-19. A China apresentou ao mundo uma Olimpíada de Inverno simples, segura e esplêndida.

image

O presidente chinês Xi Jinping e a Primeira-dama Peng Liyuan organizaram um banquete em 5 de fevereiro para receber os ilustres convidados de todo o mundo que participaram na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing. No seu discurso, o Presidente Xi Jinping deu as boas-vindas a todos os convidados que vieram à China para participar nos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing e expressou sinceros agradecimentos a todos os governos, povos e organizações internacionais que acompanham e apoiam os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing! Ele disse que após 14 anos, a tocha olímpica foi acesa novamente em Beijing, tornando a cidade a primeira a sediar os Jogos Olímpicos de Verão e Inverno. Comprometida em organizar Jogos verdes, inclusivos, abertos e limpos, a China tem feito todos os esforços para conter o impacto da pandemia da Covid-19, cumpriu seriamente a sua promessa solene com a comunidade internacional e garantiu que os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing fossem realizados como programado. Ao se preparar e organizar os Jogos Olímpicos de Inverno e promover os desportos olímpicos de inverno, a China vem popularizando os desportos de inverno entre as pessoas comuns, alcançando o objetivo de engajar 300 milhões de chineses nos desportos de gelo e neve e deu uma contribuição para a causa olímpica em todo o mundo.

image

O Presidente Xi Jinping destacou que, desde os tempos antigos, o Movimento Olímpico tem carregado as aspirações da humanidade pela paz, solidariedade e progresso. O Movimento Olímpico nasceu em prol da paz e vem prosperando graças à paz. A Resolução da Trégua Olímpica aprovada em dezembro passado por consenso na Assembleia Geral das Nações Unidas, pedindo a promoção da paz através do desporto, representa a aspiração comum da comunidade internacional. A pandemia da COVID-19 ainda está voraz, enquanto questões globais, incluindo mudanças climáticas e terrorismo, continuam surgindo. A comunidade internacional deve ficar mais unida. A única maneira de todos os países enfrentarem efetivamente os diversos desafios é fortalecer a solidariedade e a cooperação e trabalhar em conjunto por um futuro compartilhado. O Movimento Olímpico visa alcançar o desenvolvimento humano universal. Precisamos seguir a tendência dos tempos, manter-nos fiéis aos valores comuns da humanidade de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade, promover intercâmbios e aprendizado mútuo entre civilizações, e trabalhar juntos para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade. A China acaba de entrar no Ano do Tigre, de acordo com o calendário lunar. Tigre é um símbolo de força, coragem e destemor. Desejo a todos os atletas olímpicos um excelente desempenho com a força do tigre. Com os esforços conjuntos de todos nós, Beijing 2022 certamente entrará para a história como Jogos Olímpicos simples, seguros e esplêndidos.

image

Relata-se que os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing trouxeram quatro surpresas.

A primeira, os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing têm um índice de audiência muito elevado. De acordo com o Comité Olímpico Internacional, os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing tornaram-se os mais assistidos da história. A segunda, os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing foram realizados tão suavemente sob as difíceis condições da pandemia. Oficiais do Comité Olímpico Internacional disseram que os Jogos foram bem organizados, os detalhes do evento e as responsabilidades de cada pessoa foram bem arranjados, e o sistema inteiro estava funcionando muito bem. A atitude rigorosa e o estilo eficiente e pragmático dos chineses foram amplamente reconhecidos e elogiados. A terceira, o mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno, "Bing Dwen Dwen", é tão popular. Isso reflete a atenção do mundo para os Jogos. A quarta, os desportos de neve e gelo de inverno são tão esplêndidos. Os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing são como uma chama que acende o entusiasmo e o amor de mais pessoas pelos desportos de gelo e neve. O presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, disse que os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing darão início a uma nova era aos desportos de gelo e neve, graças à participação de 300 milhões de chineses.

image
image
image

O que me impressiona bastante é que entre mais de 2.700 atletas de todo o mundo que participaram nestes Jogos, 6 são da África. Vieram de cinco países africanos, entre eles, Eritreia, Nigéria, Madagascar, Quénia e Marrocos. Num continente tão quente como a África, as restrições do clima geográfico não impedem os atletas africanos de lutar pelo sonho dos Jogos Olímpicos de Inverno. Shannon Abeda, com 25 anos de idade, veio da Eritreia, competiu no slalom gigante masculino de esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing. Nascido no Canadá, deu-lhe as condições de ter contato com desportos de neve desde cedo, mas ele decidiu representar a Eritreia no cenário internacional a partir dos 15 anos. Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing, foi sua segunda vez de representar a Eritreia nos Jogos Olímpicos de Inverno. É desejo dele que sua história inspire mais africanos a lutar pela medalha de ouro. Samuel Ikpefan da Nigéria participou na competição de esqui cross-country. Filho do pai nigeriano e mãe francesa, ele representou a Nigéria.

Outra história que me emocionou foi a de Lin Na, uma estudante de São Tomé e Príncipe de 25 anos, que participou na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing. O show no qual ela participou chama-se "Saudação ao Povo". Ela, juntamente com cerca de 80 jovens provenientes de todo o mundo, caminhou de um lado para o outro do palco de Ninho de Pássaro, o Estádio Nacional da China, desenrolando por trás deles um panorama de que pessoas comuns de todo o mundo se praticando os desportos de gelo e neve, trazendo a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing novamente ao clímax. Lin Na disse que nasceu perto do Equador, onde não há inverno nem neve, e sempre ansiava por neve sempre que a via na TV. Estudar na China deu-lhe a chance de ter a oportunidade de ser um dos estrangeiros participantes na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing. Apesar de ninguém do seu país tenha competido nas Olímpiadas até agora. Ela quer que as pessoas saibam que podem participar nas Olímpiadas de Inverno mesmo que não haja neve na sua terra natal, porque o espírito olímpico pertence a todos.

A Presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde, Dra. Filomena Fortes, foi convidada à China para assistir à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpiadas de Inverno de Beijing na qualidade de membro do Comité Olímpico Internacional. Segundo ela, o desporto na China desenvolveu-se rapidamente nos últimos anos e a China fez contribuições positivas para o desenvolvimento da causa olímpica internacional. Em 2008, a China sediou com sucesso os Jogos Olímpiadas de Verão de Beijing e, em 2014, os Jogos Olímpiadas da Juventude de Nanjing foram realizados também na China. Ela própria foi convidada para representar Cabo Verde nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing e está cheia de confiança na capacidade da China para acolher grandes eventos desportivos internacionais. Cabo Verde é um país tropical, mas tem um excelente snowboarder, foi uma pena que ela não pudesse participar desta vez. O espírito olímpico transcende países, raças e religiões e ésímbolo da paz e espírito de luta. O Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para a Juventude e Desporto, Dr. Carlos Monteiro, disse-me que Cabo Verde se oponha à politização do desporto, e desejou sucesso pleno aos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing! O presidente da Associação de Amizade Cabo Verde-China, José Correia, disse que os Jogos Olímpicos foram um grande festival para a humanidade, um encontro de amizade em todo o mundo e um símbolo da paz e amizade entre todos os países e povos do mundo. Ele augurou um grande sucesso aos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing no Ano do Tigre!

image

Os Jogos já foram terminados com sucesso. Eu gostaria de expressar aqui a minha alta concordância com as opiniões de um amigo da Nigéria. Charles Onunaiju, diretor do Centro de Estudos da China da Nigéria, que apontou num artigo, publicado em 7 de fevereiro, que a realização bem-sucedida dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing no contexto global de turbulência e disseminação da pandemia da Covid-19 demonstra a perseverança da humanidade diante das dificuldades e sofrimento, e injeta confiança e esperança ao mundo, ajuda a promover os valores comuns da solidariedade e demonstra plenamente que nenhuma dificuldade pode impedir a busca da solidariedade e da cooperação pela humanidade. As Olímpiadas não são uma arena de política e ideologia. O espírito dos Jogos Olímpicos transcende a política. O slogan dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing "Rumo ao Futuro Juntos" é altamente consistente com o conceito de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade. O sucesso dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing mostra mais uma vez que os destinos da humanidade estão intimamente ligados. Como a “Cidade de Olimpíada Dupla", Beijing é o orgulho dos países em desenvolvimento e das pessoas de todo o mundo.

Os Jogos Paralímpicos de Inverno serão realizados daqui a uns dias. O governo e o povo chinês estão prontos, juntamente com os esforços comuns dos atletas do mundo inteiro, a apresentar os Jogos Paralímpicos tão espetacular como Jogos Olímpicos de Inverno.   

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:DU XIAOCONG, EMBAIXADOR DA CHINA,25 fev 2022 16:54

Editado porExpresso das Ilhas  em  26 fev 2022 9:55

2

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.