O investigador e responsável para as áreas de Tecnologia, Inovação e Dados, vai participar no Debate “A Segurança dos dados e das comunicações”, no Slot “Assegurar – Liderança Cibersegura”, com foco sobre a importância estratégica da cibersegurança, protecção dos dados e desafios da tecnologia.
Fizemos três perguntas para que fique a conhecer um pouco melhor o perfil de Arlindo Oliveira da Veiga.
Qual a importância do desenvolvimento da liderança em Cabo Verde e quais considera serem os desafios fundamentais?
Ter líderes competentes e versados na sua área de actuação é de suma importância para Cabo Verde, como qualquer outro país. No caso particular de Cabo Verde, um país arquipelágico, singular na sua região e com grandes desafios sociais e económicos, o desenvolvimento de liderança é crucial para garantir a eficácia na gestão dos recursos, a comunicação eficiente e a gestão de interesses vários, além de ter objetivos bem definidos.
O grande desafio para os líderes em Cabo Verde é a definição de planos e estratégias a médio e a longo prazo. O país é vulnerável com flutuações de várias ordens, e em várias geografias, e ainda apresenta desafios na sua integração regional. A gestão dos recursos naturais e a industrialização é um dos grandes desafios que podemos apontar. Uma das formas de vencer os vários desafios é uma aposta na qualificação e certificação de competências. Não só no Ensino Profissional, mas também no Ensino Superior com apostas em formações orientadas para o mercado mundial – o que implica investimentos em graduações e pós-graduações por forma a preparar o país para competir com os melhores em qualquer parte do mundo.
O que podemos esperar da sua participação na Leadership Summit Cabo Verde?
Espero contribuir com a explanação da minha experiência académica, partilhar os desafios que enfrentamos na gestão da academia e deixar vincada a minha posição sobre o que esperar de um líder. Espero ainda ter oportunidade de fazer networking, identificar oportunidades de colaboração e absorver experiências das outras partilhas.
Que palavras quer deixar aos líderes cabo-verdianos?
Gostaria que houvesse um alinhamento nos grandes desafios que o país enfrenta. Uma liderança baseada em valores éticos, responsável e transparente cujo objetivo principal é o bem-estar da população. Gostaria ainda que os líderes tivessem a percepção da importância do incremento do número da população habilitada com o Ensino Superior num mundo cada vez mais globalizado.
Veja o programa completo aqui. Programa dos side events podem ser encontrados neste link.
Adquira o seu bilhete para a Leadership Summit Cabo Verde na bilheteira online Ticketline.
A Leadership Summit Cabo Verde é uma iniciativa da Tema Central e da The Office, agência cabo-verdiana de Public Affairs.
Para além do apoio institucional do Governo de Cabo Verde, da Assembleia Nacional de Cabo Verde, do TechPark Cabo Verde e da Cabo Verde TradeInvest, o evento conta com o apoio da Garantia, Unitel T+, PwC, VisionWare, na qualidade de Platinum Sponsors; da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Super Bock Group, ForecastIT, ASA e Pão Quente, na qualidade de Silver Sponsors; e da Minimal, Cavibel, Banco Comercial do Atlântico, Sumol+Compal, All4Innovation, BTOC, Nosi, Rangel, BI4ALL e Redshift, na qualidade de Bronze Sponsors. A Televisão de Cabo Verde, a Rádio da Cabo Verde, a RTP África, a Bantumen, o Expresso das Ilhas, a rádio Morabeza e a revista Líder são os parceiros de media da cimeira, e os hotéis Pestana Trópico e Oásis Atlântico dão apoio à produção.
A partir do dia 31 de Março, assista às várias intervenções na Líder TV (www.lidertv.pt).