Adriano Pires apresenta livro sobre os inimigos de Cabo Verde

PorAnónimo,2 abr 2011 23:00


A Seca e os outros Inimigos de Cabo Verde", o novo livro do capitão na reserva, Adriano Pires, será lançado, no dia 7 de Abril em S.Vicente, pelo jornalista Eduino Santos.

Tal como "A Reflexão Sobre as Forças Armadas de Cabo Verde" e "Ganância & Poder e Cidadania (de costas voltadas), anteriormente editados, "A Seca e os outros Inimigos de Cabo Verde" é também um livro de viagens pelo Mundo contemporâneo que regista as opiniões de várias personalidades e instituições internacionais, os sentimentos dos cabo-verdianos e, sobretudo, as impressões, os testemunhos e o pensamento do seu autor.

Em conversa com o Expresso das Ilhas, Adriano Pires caracterizou a sua nova obra como um manto de retalhos colhidos, " ora na Rua de Lisboa em São Vicente, ora no "parlamento" do Café Lisboa do meu amigo Alberto do Benfica, ora na cidade de São Filipe, ora no telejornal, ora nos colunistas dos vários jornais nacionais, ora nos relatórios da ONU, ora nos sensos insuspeitos no INE, ora nos actos e nas atitudes dos indivíduos que utilizam a mascara para esconderam a cara, confundindo-se com esta; ora nos discursos dos políticos nacionais, ora nos livros técnicos e de grandes pensadores e, sobretudo nas opiniões dos génios solitários. E sobretudo nas atitudes, pensamentos e comportamentos dos mais encarniçados inimigos ideológicos dos direitos de cidadania e do Estado de Direito".

Como os dois anteriores, o tema central de "A Seca e os outros Inimigos de Cabo Verde" continua a ser o próprio Cabo Verde com os seus problemas, dilemas e constrangimentos, "apesar dos grandes avanços já registados", frisa o autor.

O livro abre com uma breve resenha histórica de Cabo Verde e trata nos sete capítulos seguintes o efeito da seca na vida dos cabo-verdianos, a pobreza e violência,

a corrupção e tráfico de influência o desleixo e autoritarismo e a partidarização da sociedade. É quanto quis revelar Adriano Pires sobre o seu novo livro, pois, como jocosamente assinalou "se mais disser, certamente ninguém comprará o livro, ficando o seu autor encalacrado por causa da dívida e não cumprimento do compromisso assumido, respectivamente, com a gráfica".

No dia 7 de Abril, "A Seca e outros Inimigos" será apresentado na Praia por Luís Leite (filho) e no dia 29 de Abril, em São Filipe, no Fogo, pelo Prof. Dr. Alberto Nunes.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Anónimo,2 abr 2011 23:00

Editado porExpresso das Ilhas  em  2 abr 2011 23:00

pub
pub.

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.