Filme “José e Pilar”estreia no CCP da Praia

PorAntónio Ribeiro,12 nov 2011 23:00


O Centro Cultural Português/Instituto Camões (IC-CCP), faz a exibição em estreia, no próximo dia 16, de "José e Pilar - Tudo pode ser contado de outra maneira", documentário do realizador português, Miguel Gonçalves Mendes sobre o escritor José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998, e sua mulher, Pilar del Rio.

A filmagem que durou quatros anos é baseada no livro "A Viagem do Elefante" em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D. João III à do austríaco Arquiduque Maximiliano. É o ponto de partida para o filme "José e Pilar", que retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Río.

Mostra do dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, José e Pilar é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo, ou, pelo menos, em torná-lo melhor.

"José e Pilar", considerado o melhor filme sobre Saramago alguma vez produzido, é o candidato português aos Óscares na categoria de Melhor Filme Estrangeiro 2012. É no sentido de impulsionar esta candidatura que o Instituto Camões, em parceria com a produtora Jumpcut, organiza esta acção de promoção do filme, que será exibido nesta mesma data em vários países em simultâneo.

É de referir que no Mindelo, também será exibido "José Pilar" no mesmo dia nas instalações do Pólo da IC-CCP.

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:António Ribeiro,12 nov 2011 23:00

Editado porExpresso das Ilhas  em  12 nov 2011 23:00

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.