Morreu Cesária Évora (actualizado)

PorSusana Rendall Rocha,16 dez 2011 23:00

image

A diva da música cabo-verdiana morreu hoje no Mindelo. O nome maior da cultura crioula partiu na manhã deste Sábado, no Hospital Baptista de Sousa (HBS), onde tinha sido internada ontem na sequência de problemas respiratórios.

O director clínico do hospital central da ilha de São Vicente, Alcides Gonçalves, confirmou a morte da artista, ocorrida às 11:20 horas desta manhã, por "insuficiência cardio-respiratória aguda" e "tensão cardíaca elevada".

"Durante esse período (de internamento), ela alternou momentos de lucidez com momentos de inconsciência, e esteve sempre acompanhada pelo seu empresário, José da Silva", declarou o director clínico do HBS.

Alcides Gonçalves, director clinico do HBS, disse ao Expresso das Ilhas que Cesária Évora foi levada para o Hospital ontem de manhã, às 9.00 e ficou internada.

Esta manhã, por volta das 10.30 Cesária Évora teve uma paragem cardiaca e os médicos fizeram tudo para reanimá-la mas, sem sucesso. A morte foi declarada ás 11 horas e 20 minutos.

"Era uma questão de tempo", disse o director clinico, "porque o mesmo quadro que cesária apresentou de insuficiencia respiratória grave, tensão alta, problemas cardiacos e diabetes, já constavam da ficha dos médicos franceses a que tive acesso", disse.

José da Silva que foi de resto a primeira pessoa a ser informada da morte de Cesária, já fez saber que o funeral apenas se realizará após a chegada da filha de Cesária Évora que se encontra em Paris, cuja chegada está prevista para esta segunda-feira.

Assim o funeral deve realizar-se na próxima segunda ou terça-feira. Neste momento, a cidade do Mindelo já está de luto tendo sido canceladas algumas actividades musicais para este sábado e á porta da casa da cantora músicos e populares não cessam de chegar para confirmar a noticia e dar os pesames á familia enlutada.

Aguarda-se a qualquer momento as reacções do Primeiro-ministro e da Presidencia da República enquanto chegam ás redacções jornalisticas reacções dos partidos politicos e outros organismos oficiais

A cantora regressara a São Vicente no dia 22 de Outurbo, alguns dias após ter posto fim à sua carreira musical, precisamente, por problemas de saúde e após ter tido uma paragem cardíaca em França.

Com Nuno Andrade Ferreira

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Susana Rendall Rocha,16 dez 2011 23:00

Editado porExpresso das Ilhas  em  16 dez 2011 23:00

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.