Músicos cabo-verdianos lamentam a perda de Cesária Évora

PorSusana Rendall Rocha,16 dez 2011 23:00


Os artistas cabo-verdianos já reagiram à morte da embaixadora máxima da música cabo-verdiana no mundo. Nancy Vieira e Mayra Andrade foram entrevistas em directo para a Sic Noticias, Tito Paris e Titina falaram à Lusa, Miroca Paris e Hernany Almeida directamente para o Expresso das Ilhas.

Para Nancy Vieira trata-se de "uma grande perda pessoal, para todos os cabo-verdianos e em geral para toda a world music. Cesária era a figura máxima da música e da cultura cabo-verdiana. Agora não podemos deixar morrer. Temos de ter forças para continuar a cantar e homenagear Cesária Évora", disse claramente emocionada.

Mayra Andrade que se encontra na cidade da Praia já fez saber que virá para São Vicente para estar presente nas cerimónias fúnebres.

Mayra com uma voz embargada disse que o que Cesária fez por Cabo Verde mais ninguém terá oportunidade de repetir.

"Era uma mulher extraordinaria, livre e a pessoa que abriu o caminho do mundo para todos nós."

A cantora Titina, uma das referências de Cesária Évora, hoje falecida em Cabo Verde, afirmou que a intérprete de "Sôdade" deixou "um lugar vazio que jamais alguém ocupará".

"Ela, como todas as daquela geração, tinha um segredo de cantar a morna que tem a ver com uma vivência vicentina de serenatas e tocatinas ainda com uma certa ingenuidade que se perdeu", disse Titina à Lusa.

"A Cesária tinha um dom que veio de nascença, eu ainda nem caí em mim que ela morreu", disse a cantora.

O músico cabo-verdiano Tito Paris lamentou hoje a morte de Cesária Évora, companheira de palcos e de brincadeiras, salientando que a música da cantora não morre e será ouvida "até ao último dia das nossas vidas".

Em declarações à Agência Lusa, Tito Paris afirmou estar "muito triste" com a morte da sua amiga, referindo que "o mundo da música e Cabo Verde a partir de hoje ficaram mais pobres, tal como enriqueceram no dia em que ela nasceu".

"O artista e o poeta praticamente não morrem. Desaparecem mas não morrem e nós vamos ouvir Cesária até ao fim da nossa vida, ela vai existir com as suas mornas e coladeras até ao último dia das nossas vidas", considerou.

Tito Paris recordou as "brincadeiras" de muitos anos de cumplicidade com a cantora, uma "pessoa muito bem disposta, muito porreira" que praticamente o viu nascer.

"Eu fazia-lhe cócegas, ela tinha muitas cócegas, e brincava com ela chamando-lhe 'a minha namorada', dizendo que ia casar com ela. Ela respondia-me: 'você diz isso só no meio das pessoas, quando estamos sozinhos você não diz nada disso'", recordou.

Quando ia a casa da cantora, Tito Paris tinha também especial gosto em provocá-la, abrindo as suas gavetas e indo-lhe ao frigorífico, o que levava Cesária Évora a censurá-lo: "você pensa que isto aqui é a sua casa?!".

O músico, que produziu o primeiro disco a solo de Cesária Évora, lembrou ainda "os vários momentos em palco" que ambos tiveram.

"Vou ficar com saudades desses momentos", acrescentou.

O músico Hernany Almeida que conviveu muito com Cesária Évora conviveu mais pessoalmente do que profissionalmente com a Diva e diz recorda-la sempre feliz e sorridente.
É uma sensação estranha. O que mais me recordo é do seu senso de humor fora do normal, o seu riso descarado, não a consigo imaginar numa situação triste. A sua existência foi dos acontecimentos mais marcantes para Cabo Verde, afirmou emotivo.

O percussionista Miroca Paris que fez parte da banda de Cesária Évora está muito consternado com a perda. Na altura da sua decisão de por fim à carreira Miroca Paris lamentou o estado da música cabo-verdiana com as recentes perdas de figuras importantes do panorama musical nacional.

"A música cabo-verdiana esta numa fase ""complicada"" , ou seja quero dizer , que estamos em recuperação , perdemos muita luz , perdemos muita inspiração , perdemos muita poesia da terra , também perdemos alguns dos grandes nomes da nossa cultura musical ,como ex. "Manel D'novas , Luis Morais ,Norberto Tavares, Biús".

E agora com a morte de Cesária Évora, Miroca Paris disse ter esperança de não termos perdido tudo mas, reconhece que "a recuperação vai ser longa".

Com Agências

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Susana Rendall Rocha,16 dez 2011 23:00

Editado porExpresso das Ilhas  em  16 dez 2011 23:00

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.