Kino Cabral, Zé Espanhol, Legemea, Jorge Neto, Grace Évora, Eddu e Gama, Lipe Monteiro e Ivanilson são os artistas que vão abrilhantar o festival Nhu Santo Nomi de Jesus que acontece nos dias 23 e 24, em Achada Forte, no âmbito das festividades do município de Ribeira Grande de Santiago.
Essas informações foram avançadas hoje, na Praia, pela vereadora de Cultura, Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Adelaide Moura, em conferência de imprensa. Adelaide Moura revelou que esses artistas convidados foram escolhidos pelos munícipes de Ribeira Grande através do Facebook.
Para além do festival, a Câmara Municipal tem programado várias outras actividades. Adelaide Moura disse que este ano foi dada uma atenção particular às actividades desportivas, com a realização de provas de atletismo, tanto municipais como federadas, com a já habitual corrida para o Bersu que faz a ligação entre Praia e Cidade Velha, no dia 17.
“Estão previstas inauguração de várias infraestruturas, desde placas desportivas, fitness park, biblioteca municipal, praças, centro de artesanato, centro multimédia, e haverá feiras de artesanato, nos dias 23 e 24 de Janeiro, e feiras agro-pecuárias no dia 24”, indicou a vereadora.
Haverá a exposição “Legado de Amílcar Cabral” no Convento de São Francisco, patrocinada pela Curadoria de Cidade Velha e Unidade de Coordenação da Reforma de Estado, lançamento da Revista Nova Águia e de livros no dia 21.
No dia 23, haverá apresentação de um DVD, um trabalho em parceria com a ONG “Sphaera Mundi”, e no dia 29, será lançado um livro sobre a Cidade Velha, que será apresentado por António Correia e Silva, numa acção concertada com a PUBLICOM e a Fundação João Lopes.
No dia 31 celebra-se o Dia do Município com uma Sessão Solene da Assembleia Municipal e a atribuição de títulos de Cidadão Honorário e de Cidadão de Mérito, mas a vereador não avançou os nomes das pessoas que serão agraciadas.