São Vicente: “Café Pingód” marca regresso das peças ao palco do “Março – mês do teatro”

PorExpresso das Ilhas,25 mar 2015 11:59

O Grupo Criol’Art estreia hoje a peça ‘’Café Pingód’’, no âmbito do “Março- mês do teatro”, dramaturgia que retrata a prostituição nas suas diferentes formas, assim como as diferenças de género e demais situações vividas na sociedade mindelense.

 

O grupo é constituído por 17 elementos, já conta dois anos de experiência, e a peça ‘’Café Pingód’’ constitui o terceiro trabalho do “Criol’Art”, numa dramaturgia colectiva que explora o drama da prostituição.

O encenador Flávio Fernandes explicou que se trata de uma “peça diferente” e, por isso, destaca “algumas particularidades”, como o facto de o espectáculo ter sido criado pelos próprios elementos do grupo.

“Foram eles que definiram os personagens, criaram um enredo assim como a recolha de algumas incidências de situações presentes na sociedade mindelense”, ajuntou a mesma fonte.

Segundo Flávio Fernandes, este é “um texto realista” que retrata o “drama da prostituição” nas suas “mais variadas vertentes”, e com um enredo que se ‘’espelha nos vários tipos de prostituição existentes na sociedade cabo-verdiana’’, desde a “prostituição por necessidade”, até aos casos em que se pratica “para pagar os estudos” ou “por gosto”.

Tentado transmitir algumas lições de moral, a peça também “esmiúça os conflitos amorosos” e a equidade de género”, segundo o encenador.

Em palco estarão oito actores que vão apresentar a sua versão das situações sociais da sociedade em que vive.

Criol’Art já conta com duas peças encenadas pelo dramaturgo Espírito Santo Silva, respectivamente ’’Salta Parede’,’ uma comédia que fala do adultério, e ‘’Medicura’’, que retrata a versão do teatro do absurdo e do exagero.

“Março – mês do teatro” é o segundo polo de actividades anual do teatro em Cabo Verde, depois do Mindelact e, este ano, oferece uma programação com 16 espetáculos, dos quais seis estreias e três reposições.

A programação inclui ainda uma performance pelo grupo “Kriar Teatro – Estátuas em Movimento”, que será apresentada no dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, e ainda um espetáculo infantil pelo grupo Sukrina.

Paralelamente aos espetáculos haverá lugar para uma acção de formação, dirigida por dois actores mindelenses formados na Escola de Teatro de São Paulo (Brasil), da qual vai resultar a apresentação de um exercício final, no dia 29 de Março.

O evento culmina com a comemoração do Dia Mundial do Teatro, a 27 de Março, e a entrega do prémio de Mérito Teatral, este ano atribuído ao grupo santiaguense Otaca.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,25 mar 2015 11:59

Editado porAndré Amaral  em  26 mar 2015 9:38

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.