O Programa “Berklee on The Road” será apresentado durante o Kriol Jazz Festival que arranca hoje na Praia. O protocolo foi assinado esta quinta-feira entre a Berklee College of Music e a Câmara Municipal da Praia. O protocolo prevê também a criação de uma Academia de Kriol Jazz.
O programa arranca este ano e vai até 2017 e visa ajudar a Berklee a identificar músicos com habilidade e talento no seio universitário em Cabo Verde para ser premiado com bolsas de estudo por mérito a participar em programas de Verão da Berklee, Boston, cursos de graduação e eventualmente os cursos online e programas de mestrado.
No âmbito do programa a Berklee College of Music irá actuar como consultor educacional para a futura Kriol Jazz Academy da Universidade de Cabo Verde que irá desenvolver o seu currículo de educação musical contemporânea.
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Praia, Ulisses Correia e Silva, este protocolo consiste numa relação de parceria com a Berklee College of Music que encontrou nesta relação uma grande confiança institucional.
“O festival não é só momentos de música. O Kriol Jazz Festival tem a parte de workshop, encontro de produtores, cria palcos para os nossos artistas, mas também lança um desafio de qualidade, de formação e de educação e música. Por isso a Berklee abre portas para que os nossos músicos e jovens que queiram enveredar na carreira musical quer através da voz ou de instrumentos possam atingir níveis mais elevados”.
Ulisses Correia e Silva anunciou que este protocolo prevê também a criação de uma academia de música. “ Nos próximos tempos iremos trabalhar no sentido de fazer com que o Kriol Jazz Festival seja institucionalizado em Academia”.
A Câmara Municipal da Praia conforme Correia e Silva irá suportar todos os custos da instalação da academia.
Por outro lado, o reitor da Berklee College of Music, Lawrence Simpson, disse que Cabo Verde é um país especial com vários jovens talentos no mundo da música.