Centro Cultural Português lança concurso de escrita para teatro

PorExpresso das Ilhas,19 mar 2017 11:02

No mês em que se assinala o dia Mundial do Teatro, o Centro Cultural Português em Cabo Verde (Praia e Pólo do Mindelo) do Instituto Camões lança, em parceria com a Associação Artística e Cultural Mindelact, o Concurso Nacional de Dramaturgia. A obra vencedora será encenada e irá estrear em 2018.

Reza a história ocidental que o teatro nasceu na Grécia, onde Dionísio era a divindade padroeira desta arte milenar. De Téspis (considerado o primeiro dramaturgo) a Sófocles, passando por Shakespeare e Gil Vicente, até aos mais contemporâneos Tcheckhov e Beckett a escrita da dramaturgia evoluiu.

Sendo o teatro uma arte composta de vários elementos, a dramaturgia tem um peso preponderante na qualidade que se quer imprimir a uma peça teatral. E é com o fim de “estimular a escrita criativa e valorização da expressão literária em Língua Portuguesa” e “incentivar a produção de textos para teatro” que os dois pólos culturais do Instituto Camões promovem esta competição que pretende ainda fortalecer esta arte enquanto “um pilar representativo da cultura cabo-verdiana”.

Quem tenha 16 anos ou mais e residência fixa no país pode, até 31 de Março, concorrer aos 75.000 (setenta mil escudos) que compõem o valor monetário do prémio. Este contempla ainda a edição da obra vencedora e sua adaptação numa peça teatral a ser encenada pelo Grupo de Teatro do Centro Cultural Português – Pólo do Mindelo, com estreia programada para 2018 na Praia e em Mindelo.

A avaliar a criatividade, expressividade, originalidade e demais critérios estipulados no regulamento (disponível nas páginas de Facebook dos dois pólos do CCP-IC e da Embaixada de Portugal) estarão três nomes do teatro com várias peças já apresentadas no país: João Branco, também director do Centro Cultural Português – Mindelo e director artístico do Mindelact; o dramaturgo cabo-verdiano Caplan Neves e o português Rui Zink.

A escolha do trio será revelada no Dia da Língua Portuguesa (5 de Maio) altura em que se fará também a entrega do prémio monetário.

Em 2015 Mindelo acolheu o MarDrama - I Encontro Internacional de Dramaturgia em Língua Portuguesa que reuniu no maior centro de produção teatral do país autores provenientes de vários países lusófonos. Na ocasião foi lançada uma colectânea de cinco peças teatrais de Caplan Neves, naquele que seria o terceiro volume de uma série que já incluía colectânea de obras de Espírito Santo Silva e Mário Lúcio Sousa.

Uma oficina de escrita para aspirantes a este género literário foi também realizada com vista a estimular a emergência de novos talentos.  

 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 798 de 15 de Março de 2017.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,19 mar 2017 11:02

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  17 mar 2017 11:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.