É um projecto comunitário com direcção do músico cabo-verdiano Jon Luz e já vai na sua 4ª edição. Promovido pela Largo Residências, a Serenata no Intendente tenta levar Cabo Verde a aquele bairro lisboeta, enchendo as ruas de gente a tocar e a cantar mornas como é tradição fazer-se aqui nas ilhas.
“A morna é a expressão artística que une este povo, seja de que ilha for qualquer cabo verdiano tem a morna dentro de si. Desafiamos o músico e compositor cabo verdiano Jon Luz, a recriar no nosso bairro a tradição cabo-verdiana e encher as ruas e o largo com as tão conhecidas mornas”, dizem os organizadores.
Este ano a grande serenata está marcada para o dia 08, mas os preparativos já decorrem e amanhã, 23, o espaço Bejo d’Sodade recebe a primeira tertúlia da época, durante a qual todos os interessados são convidados a ensaiar as mornas que irão compor o reportório do grande dia.
Outros espaços culturais de referência para a comunidade cabo-verdiana vão receber os músicos e amantes de mornas para os ensaios.A caminhada musical, que deverá partir de Martim Moniz, culminará com um grande concerto já no Intendente com a participação de reconhecidos artistas cabo-verdianos.
A organização da Largo Residências conta com a parceria da Associação Cultural Moinho Da Juventude e Bairro Intendente e apoios da Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC Cultura em Lisboa, Junta de Freguesia de Arroios e Embaixada de Cabo Verde em Lisboa.
Cabo Verde encontra-se nesse momento a preparar a candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade.