CVIFF: Curta-metragem do realizador francês eleito melhor filme

PorExpresso das Ilhas,15 out 2017 11:38

A curta-metragem do realizador francês Franck Onouviet intitulada “M-001” foi eleita melhor filme da 8ª edição do Festival de Cinema de Cabo Verde, que decorreu de 10 a 14 em Santa Maria, ilha do Sal.

O filme “Mor”, do realizador cabo-verdiano Neu Lopes venceu na categoria melhor longa-metragem, enquanto nas outras classes os vencedores são: melhor longa-metragem documentário “Beyond Forlândia”, do realizador Marcos Colón (USA) e melhor curta-metragem “North & Nowhere”, de Scott Ballard (USA), além do “Prémio Parda”, votado pelo júri.

No acto de encerramento, testemunhado pelo ministro da Cultura e Industrias Criativas, Abraão Vicente, a comissão organizadora fez “balanço positivo” do evento, apelando mais uma vez à participação das pessoas, de realizadores cabo-verdianos, especialmente, estudantes universitários da área audiovisual.

O ministro da Cultura, por seu lado, anunciou que até o final do ano o Governo vai transferir à Associação Cabo-verdiana de Cinema cerca de oito mil contos, prevendo-se, todavia, um aumento para o próximo ano, à volta de 10/12 mil contos, visando permitir condições para mais participação de realizadores cabo-verdianos.

A produtora executiva, Suely Neves, em representação da comissão organizadora, A V!VA Imagem, disse que a edição deste ano foi “bem-sucedida”, já que as coisas correram como planeadas e também pela adesão e feedback das pessoas que vieram assistir aos filmes.

Para esta edição, o CVIFF contou com a parceria do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e a Associação do Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, Câmara Municipal do Sal, Hotel Odjo d’Água, 32 Cabo Verde, nhaCabo e Ann Brown Media, com patrocínio do Hotel Morabeza e da Unitel T+.

Autoria:Expresso das Ilhas,15 out 2017 11:38

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00