A primeira edição da Morabeza – Festa do Livro, que se realiza entre os dias 30 de Outubro e 5 de Novembro, contará com a presença de 40 escritores convidados.
Este evento terá ainda outras figuras e artistas que participarão em mesas de debate, concertos, sessões de poesias, acções de formação e visitas a escolas.
Arménio Vieira, Carmelinda Gonçalves, Chissana Magalhães, Daniel Medina, Dina Salústio, Eillen Barbosa, Eurídice Monteiro, Fátima Fernandes, Filinto Elísio, Germano Almeida, Joaquim Arena, João Lopes Filho, Mariana Faria, Marilene Pereira, Natacha Magalhães, Odair Varela, Osvaldo Osório, Silvino Évora e Vera Duarte, são os escritores cabo-verdianos que vão estar nesta festa do livro.
Já a nível internacional, o evento contará com a presença de Afonso Cruz, Álvaro Laborinho Lúcio, Carlos Morais José, Danuta Wojciechowska, Francisco José Viegas, Jaime Rocha, José Eduardo Agualusa, José Rodrigues dos Santos, Mia Couto, Paulo Ferreira, Simone Caputo Gomes, Tito Couto e Valter Hugo Mãe.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Cultura, a Morabeza - Festa do Livro pretende assumir-se como um ponto de ligação entre os vários continentes onde a expressão portuguesa está presente e viva.
A Festa do Livro incluirá na sua programação sessões nas escolas e universidades, bem como acções de formação vocacionada para profissionais e futuros profissionais do sector editorial e livreiro.
A Biblioteca Nacional e o Palácio da Cultura Ildo Lobo acolherão o evento literário dos PALOP, uma organização do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
A Morabeza –Festa do Livro terá uma significativa concentração de talento, já que acolherá vencedores de prémios literários nacionais e internacionais, para sete dias de debate e descoberta da cultura cabo-verdiana, seja na escrita, na música ou nas artes plásticas.
Conforme a mesma fonte, a festa do livro já estabeleceu parcerias com o Festival Rota de Letras (Macau), o Festival da Palavras (Porto Rico e Nova Iorque) e o Lev – Literatura em Viagem (Matosinhos).