Carnaval de São Nicolau: Grupos ultimam preparativos para a festa do Rei Momo

PorDulcina Mendes,10 fev 2018 7:38

São Nicolau é uma das ilhas mais procuradas na época do Carnaval pela beleza dos grupos e tradição da sua gente. O Carnaval de São Nicolau é uma festa muito forte na ilha. Este evento mexe com a economia local, tendo em conta o número de pessoas, tanto nacionais como estrangeiros que escolhem a ilha para visitar nesta época.

Em São Nicolau, o Carnaval é considerado uma das melhores manifestações culturais da ilha pelas cores, beleza e envolvimento das pessoas.

Em tempos, a festa do Rei Momo naquela ilha foi considerada a melhor do país, pela alegria e beleza que os grupos levam para as ruas.

É nessa época que muitos emigrantes marcam as férias, para poderem participar na festa do Rei Momo, na Ilha de Chiquinho, tanto como figurantes ou como público.

Os desfiles estão agendados para os dias 10, 11 e 13 de Fevereiro. Copacabana, Estrela Azul e Brilho da Zona são os grupos oficiais que todos os anos levam brilho, cor e muito glamour para as ruas de São Nicolau.

O Copacabana, um dos grupos mais antigo de São Nicolau, que completa este ano 75 anos de existência, sairá com dois carros alegóricos, nove alas e 400 figurantes. Mas antes de este dia chegar, o grupo que comemora este ano Bodas de Diamante, tem exposto nas principais ruas da cidade de Ribeira Brava peças antigas de andores.

O tema do grupo é uma surpresa que será desvendada aos poucos. Ainda na ilha existe a tradição dos grupos apenas revelarem o enredo alguns dias antes do desfile, mas este ano Estela Azul quebrou a tradição ao apresentar publicamente o enredo semanas antes.

Estrela Azul sairá com “Rumo à India, em busca do poder dos Deuses” onde terá 300 figurantes distribuídos por oito alas e dois carros alegóricos. Para o presidente do grupo, Alíbio Brito, o Carnaval será feito de acordo com as suas realidades. “Vamos mostrar qualidade com o trabalho”.

Já Brilho da Zona escolheu “Viagem do Titanic e o gel”. O grupo perspectiva levar um número considerável de figurantes divididos por duas alas e dois carros alegóricos. Mária Rosa, responsável do grupo, explicou que primeiro começaram os ensaios com os músicos e com os foliões só tive ram início no dia 1º de Fevereiro. Em relação aos outros preparativos, disse que já estão na recta final. “Esperamos levar o Carnaval para a rua e fazer melhor que o ano passado e esperamos que tudo corra bem”.

Este ano à semelhança do ano passado, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas incentiva os grupos de São Nicolau através da linha de financiamento denominada “Carnaval Factory”.

Além do incentivo disponibilizado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, os grupos recebem da câmara municipal local, uma verba para reforçar os preparativos para a festa do Rei Momo.

A Ilha de Chiquinho acolhe por esses dias do Carnaval desfiles de grupos de animação, de jardins e das escolas do EBI, que todos os anos saem às ruas para brincar o Carnaval.

Os preparativos estão a velocidade de cruzeiro, um pouco por toda a ilha, as pessoas trabalham de dia e noite para no dia do Carnaval terem tudo pronto para encantar os presentes que vão estar nas ruas para assistir aos desfiles.

Por esses dias tem chegado à ilha dezenas de pessoas, uns para desfilar nos seus grupos e outros para desfrutar da folia dos carnavaleiros, que prometem surpreender o público.


Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 845 de 07 de Fevereiro de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,10 fev 2018 7:38

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  10 fev 2018 7:38

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.