A folia começou já na sexta-feira, dia 09, com o desfile dos jardins infantis. As crianças do pré-escolar desfilaram pelas ruas de Mosteiros ao final da manhã, encantando a todos os que seguiram a festa do mais pequenos.
Na terça-feira de Carnaval, o desfile oficial está previsto arrancar às 15H30. “Estrelas do Fogo”, de Fajãzinha/Murro, “Maravilhas do Universo”, de Sumbango/Queimada Guincho, “Unidos de Fonsaco” e “Strela Negra”, ambos de Mosteiros Trás, são - pela ordem ditada pelo sorteio realizado - os grupos que irão desfilar e disputar entre si o prémio de melhor grupo.
Mas todos os grupos concorrentes recebem um valor. São 100 mil escudos para o primeiro classificado, 60 mil para o segundo, 40 mil para o terceiro lugar e 20 mil para o grupo que for o 4º classificado.
Esse montante de 220 mil escudos para os prémios sai dos 500 contos disponibilizados para a festa do rei Momo.
“O valor é financiado pela Câmara Municipal, que entra com 300 contos, e pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (200 contos)”, explica nota da autarquia que avança que 280 mil escudos foram destinados a apoiar os grupos de animação e o colectivo do pré-escolar.
Depois de alguns anos com desfiles apenas de escolas e grupos de animação, este ano retoma-se neste município da ilha do Fogo o concurso entre grupos. Os resultados da competição vão ser anunciados na quarta-feira de Cinzas, nos Paços do Concelho, a partir das 16 horas.