Jay exalta língua crioula em novo single

PorExpresso das Ilhas,18 fev 2018 9:08

Jay Moreira
Jay MoreiraYouTube

Jay Moreira fez ontem no Kebra Cabana o lançamento do seu novo single, Criolu, que antecipa a chegada de um novo álbum ao mercado, mais tarde durante este ano.

O novo tema “Criolu”, definido como afromusic, tem composição do próprio Jay, produção musical de DJ Elvis Varela, a participação de Abdlie Jallow (guitarrista da Gambia residente na Noruega), de Juvenal Semedo (guitarrista cabo-verdiano) e de Gilmar (no teclado).

“Criolu” é um tributo do artista à língua crioula e com single abre apetite para o seu novo álbum (o sexto) que deverá ser lançado ainda este ano.

Durante o mês do Fevereiro Jay encontra-se numa minu tour no país para apresentar este novo single, tendo já actuado em Tarrafal e Assomada (Santiago).

Natural de santiago, Jay foi ainda criança para Portugal onde cresceu e iniciou a sua carreira musical, em 1998, e onde produziu os seus primeiros discos: “So mi" (2002) e "Okim Tchiga La" (2005).

Em 2006 mudou-se para a Noruega onde com amigos criou a banda Jay & Bandidos. Foi com essa denominação que lançaram, em 2008, o álbum "Momento Certo” - que projectou o artista em Cabo Verde onde passou a estar baseado - e depois, em 2011, "Sempri Bandidos”. Este último recebeu do Cabo Verde Music Awards os prémios de Melhor Álbum Electrónico, Melhor Música Reggae e Melhor Música Hip-Hop. O último álbum, “Mi ku Bo” é de 2013.

Com um estilo próprio e que caiu no gosto de um público jovem, Jay assume como influências na sua música o hip hop, o reggae, o funk e ritmos africanos tradicionais, cantando tanto em crioulo como em português e inglês e actuando a nível internacional em países como Inglaterra, EUA, Luxemburgo, Holanda, Suíça e França, para além de Portugal e Noruega.

No show desta noite, no Kebra Cabana, com a sua banda (Jorge Almeida – guitarra, Leno Tavares – baixo, Gilmar – teclado, Celso Sales – bateria, Amyna Garcia e Helsy Barros – coros), para além do novo single entram no alinhamento sucessos mais antigos como “No More Troubles, “Momento certo” e “Nu sta dodu”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,18 fev 2018 9:08

Editado porFretson Rocha  em  18 fev 2018 9:08

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.