A exposição tem como finalidade homenagear às mulheres cabo-verdianas e poderá ser visitada até ao dia 23 de Abril.
A artista plástica, que dispõe de uma galeria de arte na cidade da Praia, tem estado a desenvolver o projecto “Colorir as ilhas” em alguns pontos do país. No ano passado, apresentou a exposição “As Cores do Jazz Kriolo”, no âmbito da 9ª edição do Kriol Jazz Festival. Ainda este ano, a artista plástica pretende apresentar um livro sobre as suas obras, intitulado “O Percurso de Leomar".
Natural da ilha do Sal, Leontina Ribeiro vive há vários anos na cidade da Praia. Muito cedo, reconheceu em si a apetência para o desenho e aos 11 anos já recebia encomendas de colegas e amigos de retratos em grafite e paisagens, algo que a acompanha durante todo o seu percurso pessoal.
Terminado o estudo liceal, na impossibilidade de obter uma bolsa de estudos, opta por uma formação superior na área da Engenharia Civil, em Lisboa, profissão que desempenha até hoje.
Mas como toda artista que se preze, hoje abraça a pintura, paralelamente com a engenharia, participando em exposições individuais, colectivas e oficinas de arte para crianças e jovens.
Conviveu permanentemente com a arte, visitando exposições, investiga pintores impressionistas e expressionistas, que acrescentaram à artista o gosto e a busca por um colorido mais luminoso e impactante e as sombras igualmente coloridas das vivências crioulas.
Leomar é uma artista autodidata, realiza com alguma frequência exposições a nível nacional e internacional. Utiliza a pesquisa e investigação no domínio da História da Arte, Arte Contemporânea e desenvolve o desenho, pintura a óleo, acrílico e aguarela com várias técnicas a espátula e a pincel sobre tela.