“Di Undi Kim Bem” inaugurada na cidade da Praia

PorDulcina Mendes,29 mar 2018 7:05

“Di Undi Kim Bem” é título de uma exposição de pintura da artista plástica, Leontina Ribeiro (Leomar) que será inaugurada esta sexta-feira, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Praia.

A exposição tem como finalidade homenagear às mulheres cabo-verdianas e poderá ser visitada até ao dia 23 de Abril.

A artista plástica, que dispõe de uma galeria de arte na cidade da Praia, tem estado a desenvolver o projecto “Colorir as ilhas” em alguns pontos do país. No ano passado, apresentou a exposição “As Cores do Jazz Kriolo”, no âmbito da 9ª edição do Kriol Jazz Festival. Ainda este ano, a artista plástica pretende apresentar um livro sobre as suas obras, intitulado “O Percurso de Leomar". 

Natural da ilha do Sal, Leontina Ribeiro vive há vários anos na cidade da Praia. Muito cedo, reconheceu em si a apetência para o desenho e aos 11 anos já recebia enco­mendas de colegas e amigos de retratos em grafite e paisagens, algo que a acompanha durante todo o seu percurso pessoal.

Terminado o estudo liceal, na impossibilidade de obter uma bolsa de estudos, opta por uma formação superior na área da Engenharia Civil, em Lisboa, profissão que desem­penha até hoje.

Mas como toda artista que se preze, hoje abraça a pintu­ra, paralelamente com a enge­nharia, participando em expo­sições individuais, colectivas e oficinas de arte para crianças e jovens.

Conviveu permanentemen­te com a arte, visitando ex­posições, investiga pintores impressionistas e expressionistas, que acrescentaram à artista o gosto e a busca por um colorido mais luminoso e impactante e as sombras igualmente coloridas das vi­vências crioulas.

Leomar é uma artista au­todidata, realiza com alguma frequência exposições a nível nacional e internacional. Uti­liza a pesquisa e investigação no domínio da História da Arte, Arte Contemporânea e desenvolve o desenho, pintura a óleo, acrílico e aguarela com várias técnicas a espátula e a pincel sobre tela.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,29 mar 2018 7:05

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  29 mar 2018 10:49

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.