Kriol Zona anuncia chegada da música do mundo

PorDulcina Mendes,14 abr 2018 17:33

​A música vai tomar conta da capital do país com a chegada na próxima semana do Atlantic Music Expo - AME e do Kriol Jazz Festival. Dois eventos que trazem para Cabo Verde músicas da Europa, das Américas e da Ásia.

Este sábado, 14, arranca o Kriol Zona. Este ano será no bairro da Várzea, na rua “Maria Camporta”, que no ano passado recebeu asfaltagem e passou a ser pedonal. O evento, que terá entrada grátis, será abrilhantado com músicas de Hilário Silva, Wilson Silva e Flávia Coelho, do Brasil.

Hilário Silva vai abrir o palco do Kriol Zona com composições que caracteriza como o espelho da sua vida. O jovem da ilha de São Vicente, actualmente a residir na cidade da Praia, estará neste evento pela primeira vez para deliciar o público com composições do seu primeiro trabalho discográfico.

De seguida, o palco receberá o baixista Wilson Silva, que lançou no final de Dezembro do ano passado o seu primeiro single “Fidju de Tudo Koitado” e ambiciona ter o seu primeiro álbum ainda este ano.

A cantora brasileira Flávia Coelho vai encerrar o Kriol Zona, que anuncia a chegada de um dos eventos culturais mais aguardados do ano na cidade da Praia. A organização anunciou na semana passada que os bilhetes para o primeiro dia do Kriol Jazz Festival já estão esgotados.

No dia 16, a Praça Luís de Camões acolhe a actuação de Reis Demuth Wiltgen Trio do Luxemburgo. São três músicos de jazz emergentes e talentosos do Luxemburgo.

Após ter homenageado Horace Silva, Codé di Dona, Cesária Évora, Manuel Clarinete, Morgadinho, Dany Silva, Chico Serra e Humbertóna, o KJF vai laurear este ano os agrupamentos musicais Os Tubarões e Bulimundo. A actuação dos dois grupos está agendada para o dia 19, no encerramento do AME e na abertura do Kriol Jazz Festival, na Praça Luís de Camões. Mas antes da actuação dos homenageados, a Marcha de Alfama que vem de Portugal, vai movimentar o Centro Histórico da capital.

Ainda na Praça Luís de Camões, no dia 20, primeiro dia pago do festival, estarão no palco do KJF Mário Lúcio (Cabo Verde), Nathalie Natiembé (Reunião), Stanley Jordan feat Thunder Duo (EUA/Hungria) e Seu Jorge (Brasil).

Já no segundo dia pago, 21, a cantora Sara Tavares (Cabo Verde/Portugal) abre o palco do festival, segue-se Ayo (Alemanha), Kriol Band, formado por músicos como Jacob Desvarieux e Thierry Fanfant (Guadalupe), Jowee Omicil (Haiti), Boy G. Mendes e Hernani Almeida (Cabo Verde) e Mário Canonge (Martinica) e Yassy Garcia (Cuba).

No âmbito do Kriol Jazz Festival, o cantor e compositor brasileiro Seu Jorge estará num concerto, no 21, na ilha de São Vicente.

No seu 10.º aniversário e em comemoração aos 160 anos da cidade da Praia, o KJF vai trazer alguns artistas que tinham participado nas edições anteriores como Sara Tavares, Mário Lúcio, Mário Canonge, Jowee Omicil e Reis Demuth Wiltgen Trio.

O Kriol Jazz Festival tem promovido a cidade da Praia e Cabo Verde através da música. A revista Songlines nomeou o evento em três edições como um dos 25 festivais no mundo. Graças a esse evento, a Cidade da Praia foi classificada no ano passado como a segunda cidade mais cool de África.


Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 854 de 11 de Abril de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,14 abr 2018 17:33

Editado porrendy santos  em  16 abr 2018 11:14

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.