Praia celebra Dia Mundial da Dança

PorExpresso das Ilhas,27 abr 2018 15:07

20 de Abril é Dia Mundial da Dança
20 de Abril é Dia Mundial da Dança

O aniversário da cidade da Praia, a 29 de Abril, coincide com o Dia Mundial da Dança. A Yakuarella promove este fim-de-semana uma série de actividades para assinalar a efeméride com participação da companhia Djam Projects e o selo da campanha "Menos Álcool, Mais Vida".

Três eventos de dança marcam a partir de hoje, na cidade da Praia, o Dia Mundial da Dança, ou Dia Internacional da Dança comemorado a 29 de Abril, desde a sua instituição pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO em 1982.

Hoje, setxa-feira, a Cia Djam Projects apresenta, em parceria com o Centro Cultural Português da Praia, a peça “Variações de N’Zambi”, que teve estreia em Novembro do ano passado, e conta com a interpretação de cinco bailarinos (Benilson Ramos, Anderson Luis, Gabriel Tavares, Djam Neguin, Geovanny Lopes).

A companhia vem produzindo espectáculos e performances ”que atravessam as fronteiras do teatro, da dança, da música e do audiovisual, marcando o seu caminho nas artes performativas contemporâneas em Cabo-Verde, com trabalhos irreverentes e instigantes”. No currículo tem Tango.Ponto.Dog (2017), Boilimundo (2016) ou A Ilha do Inferno (2015).

Já amanhã, sábado, está previsto um encontro informal com convívio e dança entre grupos de dança de todos os tipos no átrio do Praiashopping para juntamente com o público celebrarem a data.

A festa continua no Domingo em que a regressa um dos eventos que dinamizou as danças urbanas na capital: a Kebra Cabana Urban Battle (KCUB).

“O KCUB foi um evento muito marcante entre 2013-2015, realizado através de uma parceria entre o Kebra Cabana e a extinta Kriol Dance Movement que tinha por objectivo incentivar a prática das dancas urbanas na cidade da Praia, aproximar e promover o convívio e a troca entre os grupos dos bailarinos, e o publico da cidade”, explica nota da Yakuarella.

O perfil e formato do evento mantem-se aos anteriores, com um workshop de dança, showcases de grupos, DJ set e a esperada batalha de dança em que os bailarinos se defrontam um contra um, por sistemas de eliminatórias. A battle se designa all styles, por incluir todos os estilos de danças urbanas, na modalidade freestyle. A peculiaridade desta competição é a de que não haverá júri e os bailarinos decidirão entre si quem deverá ser eliminado, até se chegar ao vencedor.

Todas estas actividades acontecem com o selo da campanha da Presidência da República “Menos Álcool, MaisVida” de que o dançarino e coreógrafo Djam Neguin é embaixador oficial, actuando sobretudo junto da juventude.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,27 abr 2018 15:07

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  27 abr 2018 16:09

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.