A maior festa da gastronomia cabo-verdiana traz este ano chefes de cozinha e jornalistas de vários países. Para este ano, a organização avançou que virão cinco chefes, sendo dois de Macau, dois de India e um de Marrocos.
Num evento onde a kavala é rainha, será uma oportunidade das pessoas deliciarem dessa gastronomia local, em diversas formas. “Kavala na mei de mar” é outra novidade desta edição. Em palco vai estar a cantora jazz Kavita Shah. Este ano, estão confirmados 51 restaurantes.
Vai-se juntar à Kavala outras actividades como espectáculos musicais em terra e no mar, peças de teatro, workshops, exposições, moda, e desporto.
O evento traz um roteiro que vai desde a Rua da Praia, em frente ao mercado de peixe, Praça D. Luís, Praça Nhô Roque e Avenida Marginal e, estarão vários restaurantes, onde é possível degustar a cavala na sua forma mais criativa.
Este evento tem como objectivo consolidar São Vicente como destino turístico em Cabo Verde, promover o empreendedorismo jovem e mostrar a importância das actividades culturais no desenvolvimento e crescimento económico da ilha.
Este ano, a organização anunciou numa conferência de imprensa no dia 15 de Junho que o evento será aberto onde os chefes vão trabalhar produtos do mar, todos ao mesmo tempo, no Pont D’ Água. “As pessoas vão escolhendo, passando, têm todos tradutores e vão falando um pouco da sua gastronomia, intercalado com a nossa. E nós, para não entrarmos em concorrência com eles, vamos entrar na parte dos doces tradicionais”.
Os restaurantes na ilha já começaram a se preparar para a festa da Kavala, que já está na boca do povo. Com o surgimento desse evento, outros municípios estão a promover as suas gastronomias locais. Na ilha do Maio, acontece no mês de Agosto, “Noite de Garoupa e Poesia”, e em Santa Catarina de Santiago já está agendado também para o mês de Agosto o “Festival de Moreia”.
A Kavala Fresk Feastival, aconteceu pela primeira vez, no ano 2013. Desde então, o evento já ganhou prémios e a Mariventos, organizadora do festival já participou em alguns eventos internacionais.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 867 de 11 de Julho de 2018.