“Oli Kavala Fresk”

PorDulcina Mendes,15 jul 2018 11:10

​A Cidade de Mindelo será este sábado palco de mais uma edição do Kavala Fresk Feastival. Um evento que tem tido uma grande proporção e tem levado outra dinâmica à ilha de Monte Cara.

A maior festa da gastronomia cabo-verdiana traz este ano chefes de cozinha e jornalistas de vários países. Para este ano, a organização avançou que virão cinco chefes, sendo dois de Macau, dois de India e um de Marrocos.

Num evento onde a kavala é rainha, será uma oportunidade das pessoas deliciarem dessa gastronomia local, em diversas formas. “Kavala na mei de mar” é outra novidade desta edição. Em palco vai estar a cantora jazz Kavita Shah. Este ano, estão confirmados 51 restaurantes.

Vai-se juntar à Kavala outras actividades como espectáculos musicais em terra e no mar, peças de teatro, workshops, exposições, moda, e desporto.

O evento traz um roteiro que vai desde a Rua da Praia, em frente ao mercado de peixe, Praça D. Luís, Praça Nhô Roque e Avenida Marginal e, estarão vários restaurantes, onde é possível degustar a cavala na sua forma mais criativa.

Este evento tem como objectivo consolidar São Vicente como destino turístico em Cabo Verde, promover o empreendedorismo jovem e mostrar a importância das actividades culturais no desenvolvimento e crescimento económico da ilha.

Este ano, a organização anunciou numa conferência de imprensa no dia 15 de Junho que o evento será aberto onde os chefes vão trabalhar produtos do mar, todos ao mesmo tempo, no Pont D’ Água. “As pessoas vão escolhendo, passando, têm todos tradutores e vão falando um pouco da sua gastronomia, intercalado com a nossa. E nós, para não entrarmos em concorrência com eles, vamos entrar na parte dos doces tradicionais”.

Os restaurantes na ilha já começaram a se preparar para a festa da Kavala, que já está na boca do povo. Com o surgimento desse evento, outros municípios estão a promover as suas gastronomias locais. Na ilha do Maio, acontece no mês de Agosto, “Noite de Garoupa e Poesia”, e em Santa Catarina de Santiago já está agendado também para o mês de Agosto o “Festival de Moreia”.

A Kavala Fresk Feastival, aconteceu pela primeira vez, no ano 2013. Desde então, o evento já ganhou prémios e a Mariventos, organizadora do festival já participou em alguns eventos internacionais.


image

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 867 de 11 de Julho de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,15 jul 2018 11:10

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  15 jul 2018 11:10

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.