Inscrições abertas para a V edição de festival PLATEAU

PorExpresso das Ilhas,28 jul 2018 10:10

Cartaz do V Plateau Festival Internacional de Cinema da Praia
Cartaz do V Plateau Festival Internacional de Cinema da Praia(Divulgação/Plateau)

O Festival Internacional de Cinema da Praia cumpre este ano o seu 5º aniversário e vai render homenagem a um dos seus fundadores, o jornalista e cineasta António Loja.

Loja, falecido a 27 de Maio passado, integrou a equipa que esteve na criação do festival. Foi jornalista do semanário português Expresso por mais de 30 anos e trabalhou em cinema, especialmente na organização ou júri de festivais, na produção de documentários e em algumas ocasiões como actor, pelo que o programa desta edição do festival deverá incluir algumas obras em que tenha participado.

Agendado para o período de 21 a 25 de Novembro, as inscrições para o Plateau já decorrem e estendem-se até ao dia 30 de Setembro, com a expectativa de se chegar a igual ou superior número de inscrições do que as do ano passado em que, conforme a organização, se contabilizaram mais de 150 candidaturas.

Nessa 4ª edição em que se retomou a vertente competição – a edição de 2016 fora quase que exclusivamente uma mostra de filmes premiados anteriormente – 40 títulos foram seleccionados, 19 filmes de ficção e documentários que disputaram as diferentes categorias.

“O Chá do General” (Melhor Filme de Ficção curta-metragem, Brasil), “Alegoria da Dor” (Melhor Filme Documentário curta-metragem, Brasil), “Life is Waiting, Referendum and Resistance in Western Sahara” (Melhor Filme Documentário longa-metragem, Sahara Ocidental), “HomeStay” (Prémio Revelação Nacional, Cabo Verde) e “Canhão de Boca” (Menção Honrosa, Cabo Verde) foram os filmes premiados no ano passado, tendo o júri decidido não atribuir os prémios de Melhor Longa-metragem de Ficção, Melhor Filme de Ficção Cabo-verdiano e Melhor Documentário Cabo-verdiano.

Conforme nota da organização, além da secção competitiva, serão exibidos filmes em outras localidades do município da Praia, nomeadamente São Francisco, São Tomé, Trindade, São Martinho, dentro da secção chamada de PlateauZona. Também serão exibidos filmes na secção especial para crianças, o Plateauzinho. 

"Como já é habitual, o festival apresenta um leque de opções formativas, sejam master classes, oficinas ou palestras, com os realizadores e produtores convidados do festival".

A organização e produção do Plateau – Festival Internacional de Cinema da Praia resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Praia, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, a Associação Cabo-Verdiana de Cinema e Audiovisual e a produtora Txan Films.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 jul 2018 10:10

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  31 jul 2018 14:40

pub.
pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.