Ana Pracaschandra apresenta "O grito da bananeira" no Mindelo

PorExpresso das Ilhas, Lusa,14 set 2018 8:02

Ana Pracaschandra
Ana Pracaschandra (umdesafiopordia.blogspot.com)

​A jornalista portuguesa Ana Pracaschandra lança hoje no Centro Cultural do Mindelo o livro “O grito da bananeira I”, o primeiro de uma trilogia que conta as “aventuras” vividas em quatro ilhas de Cabo Verde.

A obra, como a própria escritora avançou à inforpress, inaugura uma trilogia sob a temática “se não se vai, não se volta” (Si ka bado ka ta ribado), que contam em forma de diário de viagem as várias aventuras vivenciadas quando visitou o arquipélago, pela primeira vez, em 2016, e conheceu as ilhas de Sal, São Vicente, Santo Antão e Santiago.

Ana conhecia Cabo Verde só pela música e gastronomia, mas a escolha como destino de férias surgiu de forma “intuitiva” e de “coração”, que se transformou “no grito do Ipiranga”.

“Na altura, estava com muitos trabalhos e então sentia-me esgotada, assim decidi vir para cá relaxar, mas como não conhecia nada e nem ninguém decidi render-me e deixar-me levar”, explica.

Dessa experiência, Ana teve a ideia de escrever o livro e “passar o testemunho” dos “mestres de esquina”, nome que deu às pessoas que a orientaram e a acolheram “tão bem”.

“Houve logo uma conexão com Cabo Verde. Formou-se quase que uma teia de histórias que me ajudaram a construir a minha própria história”.

O livro teve a primeira apresentação a 23 de Agosto, em Espargos, ilha do Sal. Em São Vicente, o lançamento acontece hoje (14), às 18h00, no Centro Cultural do Mindelo.

O segundo livro da trilogia já está escrito e com previsão de ser lançado no próximo ano.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,14 set 2018 8:02

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  14 set 2018 15:10

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.