Veja aqui a cerimónia de abertura do debate na Assembleia Geral da ONU

Festival Sete Sóis Sete Luas com várias actividades nas ilhas de Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas,14 set 2018 15:32

Residências artísticas de street art, fotografia, música e gastronomia vão animar os Centrum Sete Sóis Sete Luas na Brava, Maio, Ribeira Grande de Santo Antão, São Filipe e Tarrafal de Santiago nos meses de Setembro a Dezembro.

No âmbito do projecto europeu “A diversidade cultural cabo-verdiana como instrumento de desenvolvimento do turismo sustentável nas ilhas mais periféricas”, os Centrum Sete Sóis Sete Luas de Cabo Verde recebem cinco residências artísticas entre street art, música, fotografia e gastronomia.

As actividades são realizadas com o apoio da União Europeia - Delegação em Cabo Verde, em parceria com as Câmaras Municipais da Brava, do Maio, da Ribeira Grande de Santo Antão, de São Filipe e do Tarrafal de Santiago.

De 13 a 24 de Setembro, a Ribeira Grande de Santo Antão recebe a fotógrafa portuguesa Ana Charrua, que vai realizar uma residência inspirada nas crianças, reinterpretando as imagens como é seu estilo.

O português Mário Belém realizará as intervenções de street art, de 17 a 19 de Setembro, em São Filipe (Fogo), de 20 a 23 de Setembro, na Brava, e de 24 a 27 do mesmo mês, na Ribeira Grande (Santo Antão). O artista considera-se um “menino lisboeta da linha” que sempre gostou de desenhar “bonecos”.

Daniel Eime realizará a sua residência artística nos dias 8 e 9 de Outubro, no Tarrafal de Santiago, de 10 a 13 de Outubro, no Centrum Sete Sóis do Maio e de 15 a 18 de Outubro, na Ribeira Grande, Santo Antão. Este artista, com quase 10 anos de experiência no movimento de arte urbana, sempre gostou de diferentes tipos de arte, em especial o desenho. Desde 2008 começa a focar-se mais na arte do “stencil”. Tem centrado o seu trabalho em caras, muitas delas em tons de preto e branco.

As residências não serão apenas de arte mas também de gastronomia com, o chef valenciano Victor Basset, de 22 a 30 de Outubro, em São Filipe, no Tarrafal de Santiago e no Maio, e de música, com Luís Peixoto.

O chef Basset vai realizar masterclass nos restaurantes Sete Sóis abertos dentro dos Centrum SSSL. Peixoto, que é uma grande figura da música popular portuguesa “de raiz tradicional”, estará de 14 a 16 de Outubro em São Filipe, de 17 a 19 de Outubro no Maio e de 20 a 23 de Outubro no Tarrafal de Santiago, para realizar masterclass para os jovens músicos das bandas Sete Sóis que são residentes nos diferentes Centrum SSSL.

As ilhas de Cabo Verde também vão receber várias exposições. A cidade de São Filipe (Fogo) recebe as exposições “Sensitivity of Simulacra”, de Gani Llalloshi (Eslovénia), de 17 de Setembro a 22 de Dezembro. Na Brava, estará a exposição “Espaços, atmosferas e cores d'Essaouira-Mogador”, de F.Bikerrouane, S.Drissi, M. EL Mountassir (Marrocos), de 18 de Setembro a 22 de Dezembro.

De 20 de Setembro a 22 de Dezembro será exibida, em Tarrafal de Santiago, a exposição “Imprevedibili Emozioni” de Mário Madiai (Itália) e de 22 de Setembro a 22 de Dezembro. De 22 de Setembro a 22 de Dezembro, o Centrum Sete Sóis Sete Luas de Ribeira Grande recebe a exposição “Hipnotic Pop”, de Ana Charrua.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,14 set 2018 15:32

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  14 set 2018 15:32

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.