Recomendação para ouvir: “Joshua Tree”, a alma pop que atravessa os tempos

PorExpresso das Ilhas,15 set 2018 12:51

​Em conversa com colegas, músicos e amantes da música, no meio dos muitos discos que íamos falando, e que foram marcando a nossa vida e de certa forma a nossa profissão, parámos algum tempo nas doces lembranças que um dos grandes discos da história do Pop nos trouxe – o álbum ”Joshua Tree” do grupo U2.

Já dos finais de 80 teve a difícil missão de substituir um certo ambiente de experimentalidade do também grande “The Unforgettable Fire”. Digo difícil pois o grupo passava, com “Joshua Tree” para uma abordagem muito mais orgânica e um som muito mais cru. Muitos dos críticos especializados aguardavam a nova postura da banda, mas na verdade saia para o mercado, o que, na minha opinião, foi e será um dos álbuns de sempre da história da música. Ainda hoje um dos mais vendidos do mundo. Na verdade há-de de o ser sempre.

Contudo, a parte desta visão que obviamente vim a adquirir com o tempo, fruto dos vários anos de ligação à música, o mais belo deste álbum é exactamente a recordação que guardei da primeira vez que o ouvi, ainda sem a capacidade crítica de agora. Um brinquedo que me marcou e que guardo para sempre.

Continuando, se agora, é na verdade o álbum que marcou uma mexida na sonoridade dos U2, tonando-a muito menos “ambiental”, na altura, quando discutíamos e trocávamos opiniões entre o “grupo-de-miúdos-que-estava-sempre-a-procura-de-vinis-novos”, era na verdade um dos álbuns que mais nos encantou…o nosso álbum.

Sem sabermos porquê, ouvíamos vezes sem conta, mexia connosco e passava toda a energia musical nele contida para um grupo de miúdos, aos quais Bono Vox, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. nunca pensaram chegar…

Pois…não será esse um dos poderes da música – por nos entrar, sem pedir licença, e fazer com que atinjamos elevados estados de alma, sem nem sequer nos preocuparmos em perguntar como tudo aconteceu.

É, com toda a certeza!

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 876 de 12 de Setembro de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,15 set 2018 12:51

Editado porChissana Magalhães  em  15 set 2018 12:51

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.