Livro “Nação Identidade –A Singularidade de Cabo Verde” apresentado na Praia

PorDulcina Mendes,6 out 2018 16:50

O livro “Nação Identidade – A Singularidade de Cabo Verde” do professor português, João Paulo Madeira foi apresentado esta sexta-feira, 5, na cidade da Praia.

Este livro é resultado de uma tese de doutoramento de João Paulo Madeira no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais e Política da Universidade de Lisboa.

Esta obra “disseca as raízes profundas da identidade cabo-verdiana a partir de uma abordagem inédita da génese sociológica e linguística do ‘crioulo’ e do seu percurso histórico até à contemporaneidade, ultrapassando o ‘tradicional’ debate sobre a origem e fundamentos culturais de Cabo Verde e dos cabo-verdianos baseado na dicotomia africanistas-europeísta”.

Com esta investigação, o autor quer contribuir para o aprofundamento de um estudo sistematizado sobre a formação da identidade cabo-verdiana e verificar como, efectivamente, se processou a construção da nação crioula.

Além de pesquisas, o autor entrevistou várias per­sonalidades cabo-verdia­nas em diversas áreas como Amílcar Spencer Lopes, André Corsino Tolentino, António Germano Lima, António Leão Correia e Silva, Bartolomeu Varela, David Hoppfer Almada, Eutrópio Lima da Cruz, Hermínia Curado Ferreira, Humberto Cardoso, Manuel Brito-Semedo, Ondina Ferreira e Onésimo Silveira.

Para Pedro Borges Graça, o prefaciador deste livro, esta tese mostra que a questão fundamental da identidade cabo-verdiana não é dicotómica, mas ambivalente, no sentido em que integra os elementos culturais africanos e europeus num compósito afro-europeu paradigmaticamente humanista e universalista.

“João Paulo Madeira recentra assim o seu debate sobre a definição da identidade cabo-verdiana, sustentando das meras considerações políticas e de opiniões, ideológicas e exacerbadamente emotivas, devolvendo-lhe, quarenta anos depois da independência, a sua qualidade científica”, indica.

Segundo o autor, a identidade cabo-verdiana também foi historicamente marcada pela resistência face às vicissitudes que assolavam o arquipélago, traduzidas em expressões como a “dor que os fez crescer» e a «a pobreza que os salvou”.

“As pesquisas efectuadas ao longo deste trabalho permitiu também perceber que, não obstante existir uma heterogeneidade cultural nas ilhas de Cabo Verde, verifica-se uma maior tendências para se considerar a existência de factores comuns que as unificam, permitindo afirmar que existe uma identidade comum enraizada”, conclui.

Este livro é apresentado sexta-feira, pelas 18 horas, na Livraria Pedro Cardoso, pela escritora Vera Duarte.

João Paulo Madeira é professor Auxiliar na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e, doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa (ISCSP).

Madeira tem cerca de três dezenas de artigos publicados em revistas com arbitragem científica. Tem como áreas de interesse o problema do desenvolvimento e da construção do Estado e da Nação em África, Relações Internacionais e Estudos da Conjuntura.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 879 de 03 de Outubro de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,6 out 2018 16:50

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  6 out 2018 16:50

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.