Zé Pereira traz “Cabo Verde Nôs Bilida d´Odju” num livro

PorDulcina Mendes,6 out 2018 8:40

​“Cabo Verde Nôs Bilida d´Odju” (A menina dos nossos olhos) é título do mais recente livro do fotógrafo mindelense Zé Pereira que será apresentado no dia 18 deste mês, na cidade da Praia.

Este livro, que será apresentado por ocasião do Dia Nacional da Cultura, a 18 de Outubro, retrata as nossas dez ilhas nas suas vertentes paisagísticas, sócio-cultural, assim como a sua biodiversidade.

Segundo o autor, este livro é o resultado de uma recolha feita entre 2013 e 2018 por todas as ilhas incluindo Santa Luzia.

O livro traz uma selecção de imagens de cada uma das dez ilhas, com destaque para a ilha de São Nicolau com texto do investigador cultural José J. Cabral.

“Destaquei a ilha de São Nicolau, pelo enorme potencial a todos os níveis e por se encontrar um pouco ´esquecida`, pretendo fazer o mesmo em relação à ilha do Maio e da Brava em futuros trabalhos”, explica Zé Pereira.

O autor quer com esse livro divulgar o seu trabalho em diversas vertentes. “Com ´Cabo Verde Nôs Bilida d´Odju`, pretendo dizer que se Cabo Verde é a menina dos nossos olhos, devemos cuidar dela melhor, através da beleza das imagens. Pretendo ainda sensibilizar a nossa sociedade para cuidarmos melhor do nosso meio-ambiente”.

Por outro lado, Zé Pereira pretende também promover Cabo Verde enquanto destino turístico e dar a conhecer a todos os cabo-verdianos e estrangeiros locais de interesse nas nossas diversas ilhas.

O livro é composto por 180 páginas e os textos estão disponíveis na língua portuguesa e inglesa. O fotógrafo, que já nos habituou com as suas exposições fotográficas, disse que tem muito para publicar, para além de continuar a recolher imagens e informações sobre as ilhas de Cabo Verde.

A apresentação da obra, que será no Auditório BCA/Garantia/A Promotora, no dia 18 de Outubro, às 18 horas, estará a cargo do fotógrafo Eneias Rodrigues.

Depois da cidade da Praia, a obra será apresentada nas ilhas de São Vicente e São Nicolau, no mês de Novembro próximo. Este é o segundo livro do autor, o primeiro é “Bokafumo”, uma história de superação às drogas que foi lançada em Novembro do ano passado.


Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 879 de 03 de Outubro de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,6 out 2018 8:40

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  7 out 2018 9:04

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.