Dia Nacional da Cultura com música, exposições, inaugurações e anúncios

PorExpresso das Ilhas, Lusa,18 out 2018 7:27

Ntoni Denti D'Oru
Ntoni Denti D'Oru

Assinala-se hoje o Dia Nacional de Cultura, com um conjunto de actividades que passa por concertos musicais, exposições, palestras, feiras de livros e iniciativas oficias.

Uma das actividades previstas realiza-se na praça central do concelho de São Domingos, interior da ilha de Santiago, onde ocorrerá a inauguração do busto em homenagem a Ntoni Denti D'Oru, o "rei" do batuco e finason, que faleceu no mês passado.

A cerimónia, que conta com a participação do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, é "uma homenagem singela em reconhecimento ao seu percurso cultural e a todos os cultores do batuco e do finason", segundo uma nota governamental.

Com o poeta e compositor cabo-verdiano Eugénio Tavares como patrono deste Dia da Cultura, as celebrações começam com a apresentação do relatório de 2017/2018 sobre o programa Bolsa de Acesso à Cultura.

Nesta ocasião, o primeiro-ministro irá anunciar os novos valores relativamente ao programa Bolsa de Acesso à Cultura. 

Os organismos tutelados pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas têm várias iniciativas agendadas, como a Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV) que vai ser palco de um recital poético sobre Eugénio Tavares, acompanhado do músico Arlindo Rodrigues.

O Palácio da Cultura Ildo Lobo organiza uma performance de danças tradicionais no mercado municipal do Plateau, em parceria com os Raiz di Polon.

À tarde, vai ouvir-se um grupo de guitarristas a tocar morna na praça Alexandre Albuquerque, também no Plateau, onde irá terminar um desfile de Tabanka, que começará no cimo da rua pedonal.

Na Assomada, no interior da ilha de Santiago, o Dia Nacional da Cultura é este ano direcionado para as crianças, com uma visita das guiada de crianças do ensino básico de Pedra Barro ao Museu Norberto Tavares.

À tarde, a Praça Central vai ser palco de teatro de rua com a peça "Viagens pela História", com a Companhia de Artes Cénicas de Santa Catarina e Órgãos.

Ainda no âmbito da efeméride, o ex-Campo de Concentração do Tarrafal apresenta a exposição do fotógrafo Kuny Mendes "Rostús Y Identidadi".

No Centro Cultural Português, na cidade da Praia, está patente ao público a exposição "Estratos da Sociedade Contemporânea", do artista plástico Nuno Prazeres.

O artista plástico cabo-verdiano Adílio Felsing e a fotógrafa alemã Dora Robalo têm patentes num hotel da Praia os seus trabalhos, numa exposição intitulada "Di Li".

Num outro hotel, a artista plástica Dilcia Cardoso mostra os seus trabalhos na exposição "Mar e Vento".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,18 out 2018 7:27

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 out 2018 7:39

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.