O livro que será apresentado pelo sociólogo Crisanto Barros, traz fotografias e citações de perspectivas da cidade da Praia, com pontos de vistas principalmente masculinos.
Este livro tem como um dos objectivos sugerir uma inteligibilidade impressionista e modesta, intuitiva e dispersa de um movimento: o movimento das vidas das pessoas que vivem na Praia.
São vários personagens, olhares e épocas entre dois bairros da Praia: Bela Vista e Achada Santo António. Trata-se de tornar familiares situações, associações entre lugares, corpos, identidades e emoções.
As fotografias que compõem a obra foram tiradas em 2013 e 2014, principalmente, em Bela Vista. Quanto às citações, elas têm assuntos diferentes e são distribuídos no tempo. Colocam em ressonâncias recorrências, arrebatamentos, experiências cotidianas de alguns homens e mulheres da Praia.
Guy Massart é antropólogo social, doutor em Ciências da Comunicação, administrador da associação belga Songes. Massart desenvolve projectos etnográficos experimentais, tanto em termos de meios de comunicação multimédia e eventos quanto em termos de métodos colaborativos de pesquisa, especialmente dos artistas, crianças e jovens. E Gabriel Rodriguez é fotógrafo e gráfico. Vive entre Pepinster (Bélgica) e Extremadura espanhola.