Já decorre o Plateau na capital do país

PorDulcina Mendes,22 nov 2018 14:47

Cinema da Praia
Cinema da Praia

A 5ª edição do Plateau - Festival Internacional de Cinema da Praia arrancou esta quarta-feira, com um cine-concerto, com exibição de imagens de Cabo Verde em vídeo, de 1937, acompanhadas por uma banda musical e estreia nacional do filme “Djon Africa”, dos realizadores Filipa Guerra e João Guerra.

Além das películas nacionais, serão exibidos filmes e documentários de Portugal, Brasil, Burkina Faso, Moçambique, Senegal e França/Alemanha. Estão agendados também por esses dias várias actividades paralelas ao festival.

Ainda no âmbito do festival, acontece esta quinta-feira, 22, na Sala de Munícipe, o “Fórum Plateau”, onde serão discutidos temas que envolvem os cineastas nacionais e internacionais, produtores, universitários e público em geral.

Esta edição irá homenagear um dos impulsionadores deste evento, falecido em Maio, o jornalista e cineasta, António Loja Neves. Este festival tem uma visão internacional, com pretensão de impulsionar o cinema nacional para plataformas e circuitos internacionais e também prestigiar a cidade da Praia, como um grande centro de encontro de cineastas e amantes da 7ª arte.

Segundo Guenny Pires, da Txan Films, uma das organizadoras do evento, esta edição tem mais responsabilidade, com menos filmes em competição e com mais rigor na selecção dos filmes.

“Esta edição tem alguma responsabilidade, Txan Films tem ajudado muito na produção deste evento, sobretudo para trazer personalidades do mundo do cinema para engrandecer esse festival”, salienta.

Nesta edição, inscreveram-se 121 filmes, tendo sido seleccionados 27 para a secção competitiva, quatro nacionais e 23 internacionais. No total, são 12 curtas-documentários, nove curtas-ficção, quatro longas-documentários e dois longas-ficção.

O festival que vai até domingo, 25, é organizado pela Câmara Municipal da Praia, em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, a Associação Cabo-Verdiana de Cinema e Audiovisual e a Txan Films.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,22 nov 2018 14:47

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  22 nov 2018 16:43

pub.
pub.
pub.
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.