Morreu Bernardo Bertolucci, um dos mestres do cinema italiano

PorExpresso das Ilhas,26 nov 2018 8:40

O realizador tinha 77 anos. Ganhou dois Óscares. Ficou célebre por filmes como 'The Last Emperor', 'The Dreamers' e 'Last Tango in Paris'.

O cinema mundial ficou mais pobre. Bernardo Bertolucci, um dos mestres da realização, morreu esta segunda-feira aos 77 anos vítima de doença prolongada. Bertolucci assinou algumas das grandes obras-primas da Sétima Arte e tornou-se uma referência para os que escolhem a realização.

Bertolucci ganhou dois Óscares da Academia, ambos pelo filme de 1987 'The Last Emperor'. Venceu o Óscar de Melhor Realizador e de Melhor Argumento Adaptado, prémio que partilhou com Mark Peploe.

Recebeu ainda outras duas nomeações para os Óscares. A primeira em 1970 por 'Il Conformista', a segunda por 'Last Tango in Paris', de 1972, um dos filmes pelo qual será mais recordado.
A longa-metragem, que contou com interpretações de Marlon Brando e Maria Schneider, debruça-se sobre o relacionamento sexual entre uma jovem parisiense e um norte-americano de meia idade. Um filme gerou muita controvérsia. A intensidade das cenas levou a que sua exibição fosse proibida em alguns países.

'Stolen Beauty', de 1996, e de 'The Dreamers', de 2003, são outros dos filmes que se destacam no percurso de Bertolucci e que se centram na jovial beleza feminina.

O última filme que realizou foi lançado em 2012. 'Io e Te' segue a história de um adolescente de 14 anos que passa uma semana isolado numa cave para escapar às pressões da sociedade.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,26 nov 2018 8:40

Editado porAndre Amaral  em  27 nov 2018 7:33

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.