Assomada recebe “Nação e Identidade” de João Paulo Madeira

PorExpresso das Ilhas,29 nov 2018 15:05

1

A Livraria Pedro Cardoso vai apresentar, esta quinta-feira, em Santa Catarina de Santiago, a obra «Nação e Identidade – A singularidade de Cabo Verde», de João Paulo Madeira.

Depois do concelho de Santa Catarina, o livro será apresentado, no dia 4 de Dezembro, em Ribeira Brava de São Nicolau, no âmbito das festividades daquele município.

O livro é resultado de uma tese de doutoramento, apresentada por João Paulo Madeira, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa.

A obra disseca as raízes profundas da identidade cabo-verdiana, a partir de uma abordagem inédita da génese sociológica e linguística do `crioulo` e do seu percurso histórico até a contemporaneidade, ultrapassando o `tradicional` debate sobre a origem e fundamentos culturais de Cabo Verde e dos cabo-verdianos baseado na dicotomia africanistas – europeístas. 

Esta investigação vai contribuir para o aprofundamento de um estudo sistematizado sobre a formação da identidade cabo-verdiana e verificar como, efectivamente, se processou a construção da nação crioula.

A apresentação da obra será às 16 horas, no Centro Cultural Norberto Tavares, e estará a cargo da escritora Vera Duarte.

João Paulo Madeira é professor auxiliar na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa (ISCSP).

Madeira tem cerca de três dezenas de artigos publicados em revistas com arbitragem científica. Tem como áreas de interesse o problema do desenvolvimento e da construção do Estado e da Nação em África, Relações Internacionais e Estudos da Conjuntura.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,29 nov 2018 15:05

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  30 nov 2018 8:09

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.