Três anos de ALAIM. Três anos de OVER12

PorDulcina Mendes,21 jan 2019 7:53

​A ALAIM assinala hoje o terceiro aniversário, com 12 horas de oferta cultural diversificada non-stop. A Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo terá uma programação envolvendo Artes Plásticas, Artes Circenses, Formas Animadas, Teatro, Música, Dança e Cinema, com participações nacionais e estrangeiras.

A Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM) recebe desde as 15 horas de hoje, até às 03 da madrugada de amanhã uma programação diversificada, que se estende por mais de doze horas. O objectivo é celebrar o seu terceiro aniversário.

Segundo a coordenadora do espaço, Janaina Alves, com este evento, pretende-se festejar, juntamente com o aniversário da descoberta da Ilha de São Vicente, “mais um ano de resistência de um sonho que em pouco tempo consolidou uma marca que define um espaço aberto e multidisciplinar de educação artística informal, sustentado no conceito de liberdade, respeito pelas diferenças e trabalho colectivo”.

A ALAIM, conforme Janaina Alves, tem sido incubadora de pelo menos dez projectos artísticos de áreas diversas, como artes cénicas, música, dança e projectos sociais.

“Mais do que o OVER12, que é acima de tudo uma celebração, o que se ressalta é o contributo da própria ALAIM, enquanto espaço de liberdade, de formação artística, de produção cultural, de experimentação artística e de recepção de eventos culturais, que nestes três anos de existência se tem revelado de enorme utilidade, com centenas de horas de formação artística nas mais diversas áreas, dezenas de apresentações públicas, promovendo, como já foi sublinhado, um novo conceito de espaço aberto dedicado às artes e à cultura em geral”, indica.

“A ideia de `virada cultural` é também algo inovadora em Cabo Verde e as três edições já concretizadas são uma demonstração do potencial deste modelo, sempre com enorme aderência. Trazemos desta forma, para o início do ano, um evento que acaba por marcar a agenda cultural da ilha e da cidade e isso é algo que nos orgulha”, avança Janaina Alves.

Os espectáculos são para todas as idades. Nas artes plásticas está prevista uma pintura de um mural original da artista Gilda Barros. Nas artes circenses, o artista Pika-Pau, brasileiro que reside na ilha do Sal, trará um espectáculo de malabarismo. Já no teatro, está presente a companhia Um Colectivo de Portugal, que irá apresentar um modelo de espectáculo que envolve contação de estórias e cinema; o Grupo de Teatro do CCP Mindelo apresentará o espectáculo “Cloun Creolus Dei” e a Cia. 50 Pessoa, com uma intervenção performativa.

A música não pode faltar, neste sentido, um dos pontos altos da programação será o concerto da cantora Tété Alhinho, que trará ao Mindelo o seu mais novo trabalho “Mornas ao Piano”, com a participação do Coro Jorge Barbosa.

Fazem ainda parte da programação o cinema musicado ao vivo, um modelo já feito na edição anterior do Over12, com grande sucesso. Mais no final da noite, farão uma apresentação de hip-hop Ricking Fénix & EZ Team. Na dança, haverá a presença forte do Streat-Breaks e H Milla. No final da noite, já de madrugada, uma Arco-Íris Party,anima a diversidade e liberdade humanas, num clima de paz e alegria, apanágios do projecto desde o seu início.

Texto originalmente publicado na edição impressa do expresso das ilhas nº 894 de16 de Janeiro de 2019.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,21 jan 2019 7:53

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  22 jan 2019 8:01

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.