Luz Moreira realiza concertos para participar na Jornada Mundial da Juventude

PorDulcina Mendes,26 jan 2019 10:18

​Depois dos shows, Luz Moreira viajou na passada terça-feira, 15, para o Panamá. Antes, conversou com o Expresso das Ilhas para falar da sua participação nesse evento e dos projectos que pretende realizar no futuro.

Para conseguir o montante necessário para a viagem e fazer a inscrição no evento, o jovem realizou dois concertos musicais na ilha de Santiago, uma na Cidade Velha, seu município natal, e outro no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Cidade da Praia.

“Os dois concertos que fiz, foram no sentido de sensibilizar as pessoas e para mostrar que não vou desistir daquilo que quero. E nos concertos não apareceram muitas pessoas como queria para arrecadar o valor desejado para cobrir as despesas, mas ajudou-me a mentalizar-me que tenho que lutar sempre, apesar dos obstáculos que vou encontrar no futuro”, explica.

“Na Cidade Velha houve mais público que na Praia, mas foi bom porque consegui divulgar o meu trabalho, pois na área musical ainda estou escondido”, revelou.

Além de Luz Moreira, a JMJ contará com a participação de mais jovens cabo-verdianos e contará com a presença do Papa Francisco. Para o jovem, participar nessa jornada marcará uma grande revolução na sua vida.


Primeira vez fora de Cabo Verde

“Será a minha primeira viagem fora de Cabo Verde. Sei que isso vai mudar muito a minha vida e quero trazer um contributo para a minha Igreja de modo a crescer cada vez mais. Com isso vou abrir a porta ao mundo porque depois dessa experiência posso sair e mostrar os meus projectos”, assegurou Moreira.

Quando regressar a Cabo Verde, Luz Moreira ambiciona avançar com alguns projectos que tem em mente. “Vou ajudar a minha comunidade e a minha paróquia. Como já tenho alguma experiência de como fazer eventos para angariar fundos, vou procurar apoio para outros jovens que queiram participar nas próximas edições do evento”.

O jovem de 24 anos de idade, natural de João Varela, no município da Ribeira Grande de Santiago avisou que está disponível ainda para receber apoios para poder pagar as dívidas que contraiu para poder participar na Jornada Mundial da Juventude.

Música

Em relação à música, contou que tem um projecto nessa área e que consiste em ajudar outros jovens a mostrar o seu talento. “Participei no concurso Todo Mundo Canta no ano 2015, no Parque 5 de Julho, e ganhei muita experiência. A parte menos boa é que não recebi o prémio, pois fiquei no segundo lugar”.

Luz Moreira avançou que não vai desistir de fazer mais espectáculos porque acredita que é sempre bom mostrar o nosso talento. “Poderia ter desistido da música, mas não desisti e continuei com o meu sonho porque acredito que tenho talento, boa voz e posso actuar em qualquer palco”.

Luz Moreira começou desde muito cedo a cantar na igreja e teve algumas dificuldades pelo caminho e por isso as pessoas incentivaram-no a procurar outros palcos.

“Houve também pessoas que procuraram desmotivar-me, mas acabei por criar a minha própria personalidade de acordo com aquilo que sinto. Por isso, hoje estou mais determinado naquilo que quero fazer e estou disposto a enfrentar todas as dificuldades”, desabafa.

Além da música sacra, Luz Moreira diz que é apaixonado pela nossa música tradicional. “Sou fã do artista Ildo Lobo e canto algumas músicas internacionais também porque antes estudava línguas, mas infelizmente fui até o segundo ano pois não deu para conciliar os estudos com o trabalho”.

O jovem conta que já actuou em alguns lugares que apostam na música ao vivo, tanto na Cidade Velha como na Cidade da Praia, e que é sempre muito bem recebido.

Texto originalmente publicado na edição impressa do expresso das ilhas nº 895 de 23 de Janeiro de 2019.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,26 jan 2019 10:18

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 jan 2019 10:47

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.