É a primeira vez que a dupla vai apresentar a gala do evento que premeia os artistas e a música de Cabo Verde. Carlos Andrade, de Cabo Verde, e Vanessa Figueiredo, de Moçambique, ambos rostos bem conhecidos do público, um na Internet, outro na televisão.
Natural de Calheta de São Miguel, Carlos Andrade tornou-se humorista em Portugal, para onde foi viver desde dos seus 16 anos.
O sucesso do seu primeiro sketch original, "kuskus ku leti baka", publicado no Facebook, em 2014, e de outros tantos, levou-o a muitos palcos, dentro e fora de Portugal.
Licenciado em Estudos Africanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com um Mestrado em Comunicação Cultura e Tecnologias (ISCTE) na forja, há um ano que trabalha em Conteúdos Digitais dos canais da SIC, fazendo em paralelo a carreira de comediante.
Carlos Andrade vai apresentar a gala dos CVMA ao lado de Vanessa Figueiredo, host do programa Músicas de África, da RTP África, que passa há 12 anos no canal lusófono, e de outros tantos programas televisivos, como Gente Gira e MMM- Melhores Marcas de Moçambique.
Licenciada em gestão de empresas, dona de um SPA, em Maputo, Moçambique, Vanessa Figueiredo também é modelo e já foi apresentadora de diversos eventos, como o Mozambique Fashion Week, As sete maravilhas de Portugal no Mundo, gala dos 50 anos da RTP e LIDE Desporto Moçambique.