Festival Internacional de Coral está de volta

PorDulcina Mendes,11 mai 2019 9:50

A Cidade da Praia recebe nos dias 20 a 27 deste mês, a 2ª edição do Festival Internacional de Coral sob o lema “Cantar a Praia”. O evento terá a participação de grupos corais nacionais e estrangeiras.

A 2ª edição do Internacional FestiCoral Praia que marca do 10º aniversário da retoma das actividades coralistas do Orfeão da Praia, vai prestar homenagem à Cidade da Praia, que comemora  161 anos.

Esta iniciativa é do grupo coral Orfeão da Praia, que pretende reunir na capital do país grupos corais nacionais e internacionais para partilhar experiência e proporcionar aos praienses bons momentos de música coral.

Para esta edição, a organização prevê reunir na Cidade da Praia 140 pessoas, entre coralistas, instrumentistas, coreógrafos e regentes de diferentes idades, classe social e identidades. 

Durante uma semana, além de música coral, está programada a realização de workshop sobre técnicas de canto coral, expressão corporal, regência de coros e teatralização musical, que serão ministrados por formadores de grupos corais estrangeiros.

Este evento é uma iniciativa que pretende, também divulgar estilos musicais de cada país participante, do erudito ao popular, do regional ao folclórico, bem como incentivar a prática do canto coral, contribuindo assim para o surgimento de novos grupos corais.

O Internacional FestiCoral Praia foi realizado pela primeira vez em Dezembro de 2016 e reuniu cerca de 160 coralistas de Cabo Verde, Brasil e Portugal.  

Orfeão da Praia é uma associação cultural sem fins lucrativos que vem trabalhando desde 2009, em prol da divulgação da música cabo-verdiana não só na ilha de Santiago, mas também em outros países.

Após a primeira edição do Internacional FestiCoral Praia, conforme a organização sentiram encorajados a realizar a segunda edição do evento, face aos elogios recebidos.

Para a organização um evento desta envergadura, para além de contribuir para a dinamização da música cabo-verdiana na sua faceta polifónica e estilizada, servirá para promover Cabo Verde nos palcos do mundo. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,11 mai 2019 9:50

Editado porChissana Magalhães  em  23 mai 2019 12:19

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.