Ângelo Lopes em Maputo para residência criativa

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,17 jun 2019 7:40

​O cineasta Ângelo Lopes vai desenvolver o projecto “Projectar a Independência no Feminino” durante a residência criativa UPCYCLES, que terá lugar de 26 de Agosto a 07 de Setembro, em Maputo.

Informação avançada à Inforpress pelo próprio que, assim como a produtora e realizadora cabo-verdiana Samira Vera-Cruz, foi seleccionado para participar na primeira edição da residência criativa UPCYCLES.

Para esta edição, foram seleccionados sete artistas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP): dois de Cabo Verde, um de Angola e quatro de Moçambique.

Durante a residência, Ângelo Lopes vai desenvolver um projecto que aborda a participação das mulheres na luta de libertação de Cabo Verde e Guiné-Bissau.

“O objectivo é trabalhar a partir dos arquivos audiovisuais e criar uma espécie de manifesto da mulher combatente, na óptica da sua invisibilidade na história oficializada. Mais do que um produto cinematográfico, o projecto se conforma no domínio da arte contemporânea”, revelou.

O projecto é desenvolvido em co-autoria com investigadora Rita Rainho.

A residência criativa UPCYCLES é uma iniciativa do projecto Museu do Cinema (Moçambique), financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, para intercâmbio e criação de artistas emergentes dos PALOP, que propõe a reutilização de arquivos audiovisuais através da criação de obras de arte em várias disciplinas artísticas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,17 jun 2019 7:40

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  17 jun 2019 12:56

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.