6ª edição do Festival Internacional de Cinema da Praia decorre até o dia 24

PorExpresso das Ilhas,21 nov 2019 8:28

A Abertura oficial da 6ª edição do Festival Internacional de Cinema da Praia aconteceu esta quarta-feira. O evento engloba várias actividades, que começaram já no passado dia 18, e decorre até o dia 24, no Cinema da Praia.

De acordo com Ivan Santos, Director do Festival Internacional de Cinema da Praia, este ano há uma diversificação de formatos e temáticas para adultos e Crianças, que vão desde sessões de filmes nacionais e internacionais, a workshops e “masterclasses” com produtores e realizadores sobre cinema/audiovisual e debates.

Como é habitual, informou, será realizado o “Fórum Plateau”, no dia 21 de Novembro, que será um momento para um olhar sobre temas ligados à situação actual do cinema, que futuro para o cinema nesta era da convergência para o digital e quais as estratégias para fruição do cinema.

“O Fórum Plateau é um momento que vamos aproveitar para sentar todos à volta e debater um bocado sobre o sector de cinema e audiovisual de uma forma geral”, informou.

Entre outras actividades, o programa engloba uma formação sobre cinema destinada às crianças, através do Projeto Doc 4Kids, elaborado pela Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, em parceria com a Associação Portuguesa para Documentário (APORDOC).

Ivan Santos avançou ainda que este ano há menos filmes em competição, em relação ao ano anterior.

“No ano passado foram selecionados 28 filmes, este ano 26”, afirmou.

Segundo a mesma fonte, dos 26 filmes a concurso, 10 são curtas de ficção, 10 são curtas documentário, três longas de ficção e três longas-documentário.

A 6ª edição do Festival Internacional de Cinema da Praia é organizada pela Câmara Municipal da Praia em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde e a produtora Txan Art, e tem como objectivo promover o cinema, os realizadores e produtores nacionais e internacionais.

Autoria:Expresso das Ilhas,21 nov 2019 8:28

Editado porSara Almeida  em  22 nov 2019 6:32