Edição fac-similada de “Roteiro do Arquipélago de Cabo Verde” lançada na Praia

PorExpresso das Ilhas,18 jun 2020 15:40

A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, campus Praia, vai acolher, amanhã, o lançamento da obra “Roteiro do Arquipélago de Cabo Verde”, de Christiano José de Sena Barcellos, uma edição fac-similada, organizada por Wlodzimierz Szymaniak e José Silva Évora.

O livro, segundo uma nota, será apresentado pelo Embaixador da Ordem Soberana de Malta, José Manuel Pinto Teixeira.

O evento, que resulta de uma parceria a Livraria Pedro Cardoso e demais organizadores da obra, acontece numa altura em que a UniPiaget reabre o Auditório Almeida Santos para cerimónias do género, procurando adaptar-se aos novos tempos.

Christiano José de Senna Barcellos nasceu em 27 de Agosto de 1853, em Nova Sintra, na ilha de Brava, e morreu em 24 de Agosto de 1915 em Portugal, aos 61 anos de idade.

Foi um dos primeiros "historiadores" cabo-verdianos e um dos seus trabalhos mais influentes foi “Subsídios para uma história de Cabo Verde e Guiné (1899-1913”), fruto de uma pesquisa meticulosa nos arquivos de Cabo Verde, Torre do Tombo, Conselho Ultramarino e bibliotecas portuguesas.

Autoria:Expresso das Ilhas,18 jun 2020 15:40

Editado porSara Almeida  em  19 jun 2020 16:49