Documentário “Os Herdeiros do Bairro” conquista prémios internacionais

PorDulcina Mendes,4 mar 2021 9:11

O documentário “Os Herdeiros do Bairro”, um olhar tocante sobre os habitantes do Bairro 6 de Maio, na Amadora, Portugal conquistou o Prémio de Excelência e Prémio de Mérito do Impact DOCS Awards de 2020, competição que faz parte do Global Film Awards (GFA) nos EUA.

Esse documentário conta a história deste bairro no concelho da Amadora, em Portugal, que viu nascer a primeira barraca em 1994, e que já passou por várias fases de realojamento da sua população, maioritariamente cabo-verdiana.

“O júri e eu ficamos simplesmente maravilhados com a variedade e a importância dos documentários que visionámos. O Impact DOCS não é um prémio fácil de ganhar. Recebemos inscrições de todo o mundo, de grandes produtoras e novos talentos notáveis”, sublinhou Rick Prickett, que preside ao Impact DOCS Awards

De acordo com o júri “suportado em testemunhos na primeira pessoa, `Os Herdeiros do Bairro` apresenta uma narrativa habilmente elaborada e entrevistas potentes com foco em verdades fundamentais e valores partilhados por todos os humanos”.

“Este foi sempre o objectivo principal deste trabalho e a promessa que fizemos a todos os que nos ajudaram a produzir este filme”, afirmou Raquel Clemente Martins, guionista e uma das realizadoras do filme.

O Impact DOCS Awards reconhece profissionais de cinema, televisão, vídeo e novos media que demonstram trabalho excepcional, competência e criatividade, e que produzem entretenimento de qualidade ou contribuem para mudanças sociais profundas.

Ao ganhar um prémio Impact DOCS, a Help Images junta-se a outros vencedores deste prémio internacionalmente reconhecido, incluindo o fotógrafo e realizador vencedor do Oscar Louie Psihoyos pelo seu Best of Show 2016 - Racing Extinction, o vencedor do Oscar Yael Melamede por (Dis) Honesty - The Truth About Lies e o vencedor do Emmy, Gerald Rafshoon, por Endless Corridors narrado pelo vencedor de um Oscar Jeremy Irons e muitos mais.

Realizado pela ONGD portuguesa Help Images, o documentário “Os Herdeiros do Bairro” também já foi reconhecido noutros festivais, internacionais, nomeadamente no “Tempus” e no “Cathalsis” onde foi Semifinalista e nos Festivais “Cine Fern” e “Lime Light Film Contest” em que fez parte da Selecção Oficial.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,4 mar 2021 9:11

Editado porAndre Amaral  em  5 mar 2021 7:10

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.