Segundo uma nota do MCIC, o fórum está enquadrado no Dia Internacional dos Museus que se celebra este ano sob o lema: “O futuro dos Museus, Recuperar e Reimaginar”.
O evento contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro e dos representantes de todos os grupos da tabanca da ilha de Santiago.
A Tabanca é uma das mais antigas expressões culturais e uma das mais populares manifestações das ilhas de Cabo Verde, principalmente, nas ilhas de Santiago e Maio.
Ao longo dos últimos anos tem-se registado uma grande dinâmica em torno da valorização da tabanca, tanto em termos da actividade dos grupos, como das políticas públicas, com resultados concretos.
Conforme a mesma fonte, a classificação da Tabanca como Património Nacional atesta não só a importância histórica e sociocultural desta manifestação, mas acima de tudo, o compromisso dos poderes públicos na sua salvaguarda e valorização.
"O inventário da Tabanca levado a cabo a nível nacional, permitiu o conhecimento das singularidades das tabancas bem como as especificidades de cada um dos grupos do meio rural e urbano. Este processo é, também, uma das medidas concretizadas para a valorização desta importante manifestação cultural", lê-se no documento.
Ainda esta sexta-feira, Abraão Vicente receberá o presidente da Câmara Municipal da Câmara Municipal de Ribeira Grande, Santo Antão, Orlando Delgado.
O encontro, a pedido do autarca, acontece no âmbito da tomada de posse do Governo da X Legislatura, para a retoma da agenda dos trabalhos no sector da cultura e indústrias criativas.