Abraão Vicente preside à abertura do fórum sobre a Tabanca

PorExpresso das Ilhas,3 jun 2021 16:23

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), Abraão Vicente vai presidir à abertura do Fórum “Tabanca Nós Raiz: Política de Salvaguarda e novas perspectivas de valorização”, que acontece esta sexta-feira, no Museu de Tabanca, em Chã de Tanque, Santa Catarina.

Segundo uma nota do MCIC, o fórum está enquadrado no Dia Internacional dos Museus que se celebra este ano sob o lema: “O futuro dos Museus, Recuperar e Reimaginar”.

O evento contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro e dos representantes de todos os grupos da tabanca da ilha de Santiago.

A Tabanca é uma das mais antigas expressões culturais e uma das mais populares manifestações das ilhas de Cabo Verde, principalmente, nas ilhas de Santiago e Maio.

Ao longo dos últimos anos tem-se registado uma grande dinâmica em torno da valorização da tabanca, tanto em termos da actividade dos grupos, como das políticas públicas, com resultados concretos.

Conforme a mesma fonte, a classificação da Tabanca como Património Nacional atesta não só a importância histórica e sociocultural desta manifestação, mas acima de tudo, o compromisso dos poderes públicos na sua salvaguarda e valorização.

"O inventário da Tabanca levado a cabo a nível nacional, permitiu o conhecimento das singularidades das tabancas bem como as especificidades de cada um dos grupos do meio rural e urbano. Este processo é, também, uma das medidas concretizadas para a valorização desta importante manifestação cultural", lê-se no documento.

Ainda esta sexta-feira, Abraão Vicente receberá o presidente da Câmara Municipal da Câmara Municipal de Ribeira Grande, Santo Antão, Orlando Delgado.

O encontro, a pedido do autarca, acontece no âmbito da tomada de posse do Governo da X Legislatura, para a retoma da agenda dos trabalhos no sector da cultura e indústrias criativas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,3 jun 2021 16:23

Editado porSara Almeida  em  4 jun 2021 8:50

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.