Vozes da música lusófona actuam em Paris na Temporada Portugal-França 2022

PorExpresso das Ilhas, Lusa,11 jan 2022 11:43

Fado, morna, samba, bossa nova são alguns dos géneros musicais que compõem o "mosaico de vozes lusófonas" que, no dia 13 de fevereiro, se apresentam no Théâtre du Châtelet, em Paris, para um espetáculo integrado na Temporada Portugal-França 2022.

Do fado e das canções tradicionais portuguesas até à bossa nova e ao samba brasileiros, passando pela morna cabo-verdiana e pelo gumbé da Guiné-Bissau, a cena musical lusófona, "uma das mais ricas e extensas do mundo", vai passar pelo Châtelet, para dar a conhecer esta "bela amizade na música", que se apresenta "plural" e "baseada na juventude, paridade, diversidade e amplitude", destaca o teatro no seu 'site'.

"Quer sejam influenciados por Caetano Veloso, Cesária Évora, Zeca Afonso ou José Mário Branco, todos os artistas em palco têm uma ligação inquebrável com Portugal, os seus sabores, as suas terras e os seus oceanos", acrescenta.

De acordo com a informação disponibilizada, por Portugal apresentam-se os Sopa de Pedra, João Berhan e a fadista Katia Guerreiro, pela música brasileira, Luca Argel, enquanto Mû Mbana representa a Guiné-Bissau, com instrumentos e cantos tradicionais, e Jon Luz & Maria Alice dão vida à morna cabo-verdiana.

"Do instrumento tradicional ao canto das planícies ibéricas e aos ritmos do continente africano, queremos partilhar um momento de amizade e solidariedade. Posteriormente, iremos a Portugal para um concerto-espelho com músicos francófonos", indica o teatro.

A Temporada Cruzada entre França e Portugal é uma iniciativa de diplomacia cultural criada com o objetivo de aprofundar as relações entre os dois países, e que irá ser levada a cabo entre Fevereiro e Outubro deste ano, com exposições, espetáculos, gastronomia e outros eventos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,11 jan 2022 11:43

Editado porAndre Amaral  em  12 jan 2022 9:49

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.