Álbum “Alma” com poemas de José Maria Neves apresentado este sábado na Cidade da Praia

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,11 fev 2022 9:31

O álbum “Alma”, que “canta” 13 poemas de José Maria Neves, actual Presidente da República, será oficialmente lançado sábado, 12, as 19:00, no Palácio de Cultura Ildo Lobo, na Cidade da Praia.

Trata-se de uma produção “inédita”, que conta com a participação de 13 artistas cabo-verdianos.

O anúncio foi feito à Inforpress pelo produtor artístico do projecto, Paulo Linhares, que ressaltou que o álbum é praticamente um movimento cultural no qual se pretendeu que vários artistas cantassem os poemas, escritas em crioulo por José Maria Neves, num “expressar da identidade” da alma cabo-verdiana.

Por ocasião do lançamento do disco nas plataformas digitais, Linhares tinha ressalvado, à Inforpress, que “Alma” se trata de uma obra “inédita”, em Cabo Verde.
“Falei com profissionais mais velhos, e não terá acontecido ainda um trabalho desta natureza”, disse o produtor.

Conforme revelou, o projecto é constituído por 13 poemas escritos, desde 2016, pelo actual Presidente da República.

Segundo o mesmo, um músico cabo-verdiano, que teve a oportunidade de ler os poemas, viu musicalidade nestes 13, daí a origem do disco intitulado “Alma”.
Nesta decorrência, sublinhou, foi “desafiado” a avançar com o projecto.

“Os poemas não foram feitos para serem musicados, mas a música foi feita para o poema”, exprimiu, reiterando que o referido projecto consiste particularmente em “musicar as letras dos poemas de José Maria Neves”, numa perspectiva artística e de elevação dos artistas cabo-verdianos.

Segundo Paulo Linhares, a escolha do nome do disco “Alma” foi proveniente de um sentimento que surgiu o decorrer da execução do projecto.
“Quando ouvimos a música que Antero Simas musicou-nos, a do poema que também se chama Alma a junção do poema com a melodia da música ficou tão bonita que dissemos, só uma coisa feita cheia de alma é que poderia resultar num trabalho desta envergadura, por isso que o projecto se chama Alma”, explicou.

O projecto integra 13 artistas cabo-verdianas de renome, como Antero Simas, Zeca de Nha Reinalda, Mário Lúcio, Beto Dias, Grace Évora, Nancy Vieira e Neusa de Pina, e todos deverão estar presentes no acto de lançamento da obra.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

Música Alma

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,11 fev 2022 9:31

Editado porDulcina Mendes  em  11 fev 2022 12:43

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.